Moção aprovada


Lobbe Neto quer mais apoio do governo federal ao programa “Ciência Sem Fronteiras”

Lobbe2608A Comissão de Educação aprovou nesta quarta-feira (26) moção de apoio ao não contingenciamento no orçamento do “Ciência Sem Fronteiras”, de autoria do deputado Lobbe Neto (SP). O tucano pede aos Ministérios do Planejamento, Orçamento e Gestão; da Educação; e da Ciência, Tecnologia e Inovação para que não façam o bloqueio de recursos destinados ao programa.

“Tivemos uma audiência pública, proposta pela deputada Mariana Carvalho, sobre o referido programa, na qual foram apresentados os dados sobre a execução e resultados do mesmo para o país. O Brasil é a sétima economia mundial e somos o 13º em produção científica mundial. Portanto, não podemos retroceder na produção científica que alicerça o desenvolvimento econômico”, explicou.

O parlamentar ressaltou que o “Ciência Sem Fronteiras” tem seu sucesso alicerçado pela coordenação da CAPES e CNPq, agências técnicas que operacionalizam o programa em todas suas fases (negociação de acordos, publicação de editais, seleção dos candidatos, acompanhamento e pagamento de bolsistas e acompanhamentos dos egressos).

Lobbe lembra também que somam cerca de 101 mil bolsas no programa. “Em 2014, foram 42 mil. Em 2015, sofremos os reflexos desse apagão da economia e na execução do Ciência Sem Fronteiras. Precisamos avançar, e não estagnar nessa caminhada de construção científica”, afirmou.

O deputado tucano finalizou lembrando que é necessário assegurar que o Ciência sem Fronteiras seja, efetivamente, estruturado como uma Política de Estado, e não de governo.

(Da assessoria do deputado)

Compartilhe:
26 agosto, 2015 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *