Cidadão paga o pato


Atoleiro na economia brasileira mostra país sem rumo e palco de sucessivas crises, alerta Daniel Coelho

16811745793_d1e3efabec_kO Brasil amarga uma grave crise também na economia, fruto de uma avalanche inédita de erros cometidos pela presidente Dilma. A piora de uma série de indicadores mostra que o país inicia o segundo semestre no vermelho. Inflação aquecida, desemprego em alta, perda do poder de compra, endividamento e juros na estratosfera afetam diretamente o bolso do consumidor. Segundo o deputado Daniel Coelho (PE), isso é reflexo de um país sem rumo, que vive uma crise dentro da crise.

A taxa de desemprego, há pouco menos de um ano na casa dos 4%,  já beira os 7% e pode ultrapassar 10% nas principais regiões metropolitanas. O mês de junho, que historicamente abria cerca de 100 mil vagas, fechou com saldo negativo de 111,2 mil, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. Estima-se que o ano de 2015 deva terminar com perda superior a 1 milhão de empregos. Unido a isso, o trabalhador se depara ainda com a inflação que se aproxima dos 10% e com a alta dos juros, que ultrapassa 14%.

“Ao invés de estimular a economia, o governo está apenas preocupado em aumentar a arrecadação com mais tributos”, ressaltou Daniel nesta segunda-feira (3). Ao aumentar o arrocho, o governo piora a situação do brasileiro.  Conforme indicadores da agência de classificação de risco Standard & Poor’s, que pode eliminar do país o selo de bom pagador, a renda per capta dos brasileiros vai encolher 2,8% neste ano. “Na ponta do lápis, ao longo do governo Dilma, cada brasileiro ficou US$ 2,1 mil mais pobre”, destaca reportagem do jornal “Correio Braziliense” publicada no domingo. 

O fato é que dados do Banco Central apontam para um cenário desconfortável ao consumidor.O poder de compra diminuiu e um dos desdobramentos disso é o elevado comprometimento da renda das famílias (46,3%). O endividamento com os bancos também aumentou: quase 62% das famílias têm algum tipo de dívida perante as instituições financeiras.  Resultado deste conjunto de indicadores: retração certa da economia neste ano, com queda que pode chegar a 3%. 

“A luz no fim do túnel ainda não está muito clara. Ninguém está conseguindo ver uma saída nas ações do governo”, lamentou o tucano. De acordo com o parlamentar, que é vice-líder da bancada do PSDB, os sinais dados pela petista apontam para um agravamento da crise nos próximos meses. Para Daniel, o governo deveria apontar para o futuro olhando para os novos setores que podem contribuir com a geração de empregos e aumento da renda. 

AJUSTE INSUFICIENTE – Segundo o parlamentar, o ajuste fiscal em curso não atende as necessidades do Brasil. “Em nenhum momento houve diminuição do custeio dos cargos, da máquina pública”, destacou Daniel ao se referir a uma das soluções para tirar o Brasil do atoleiro.

“Temos o aumento de tributos, e não uma reforma tributária que permita maior competitividade da indústria brasileira. Não tem nenhum tipo de modernização na legislação que também estimule o investimento externo e interno. Esse ajuste se restringe a tentar aumentar o caixa do governo. Não é o que o Brasil precisava”, concluiu. 

(Reportagem: Thábata Manhiça/Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
3 agosto, 2015 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *