Mandato atuante


João Paulo Papa trata de acessos ao Porto de Santos e Centro de Excelência com ministro Edinho Araújo

Papa e Edinho Araújo com equipes da SEP e do Sindicato dos Estivadores: Cenep é prioridade.

Papa e Edinho Araújo com equipes da SEP e do Sindicato dos Estivadores: Cenep é prioridade.

O Centro de Excelência Portuária (Cenep) e os acessos ao Porto de Santos foram temas de duas audiências realizadas nessa quarta-feira (15), em Brasília. Os encontros com o ministro-chefe da Secretaria Especial de Portos, Edinho Araújo, ocorreram por solicitação do deputado João Paulo Papa (SP).

O parlamentar foi acompanhado de comitiva formada por políticos e empresários da Baixada Santista para tratar dos acessos ao Porto de Santos. “Ressaltei que a construção de novos acessos é prioridade para a eficiência do Porto e para a qualidade de vida dos moradores da região”, pontuou.

Papa aproveitou a oportunidade para informar ao ministro que, no próximo dia 10 de agosto, uma comitiva formada por deputados, prefeitos e secretários visitará os pontos críticos dos acessos do Porto em Santos,  Guarujá e Cubatão, com o objetivo e buscar soluções para os gargalos rodoviários.

“Solicitei, no âmbito da Subcomissão de Portos da Câmara, que essa visita fosse feita para que os parlamentares possam conhecer a realidade vivida  nestes municípios”, explicou o deputado lembrando, também, de outra atividade relacionada ao tema. “No dia 18 de agosto faremos, em Brasília, uma grande audiência pública, com a presença dos prefeitos da Baixada Santista, secretários e de técnicos da SEP para buscar maior agilidade  na questão dos acessos”. 

Cenep – Em outra audiência realizada ainda na quarta com Edinho Araújo e equipe da pasta, Papa solicitou apoio para que a Fundação Centro de Excelência Portuária (Cenep) continue desenvolvendo o trabalho de capacitação dos trabalhadores do Porto. O tema foi tratado com o presidente do Sindicato dos Estivadores de Santos, São Vicente, Guarujá e Cubatão, Rodnei Oliveira da Silva, o Nei da Estiva.

Criado em 2008 durante o mandato de Papa à frente da Prefeitura de Santos (2005-2012), o Cenep, uma escola permanente de formação portuária, já foi responsável por qualificar mais de 10 mil trabalhadores portuários em diversas modalidades, nos portos públicos e privados. A própria  SEP reconheceu a iniciativa, pioneira no país, como referência e a aplicou em outros portos pelo Brasil. 

“O objetivo deste encontro com o ministro foi pedir apoio para que as atividades do órgão continuem beneficiando os trabalhadores portuários. Sabemos que a qualificação passou a ser exigida com a nova Lei de Portos, e a atuação do Cenep foi fundamental para suprir uma lacuna que existia no setor”, ressaltou o deputado.

Comitiva formada por empresários e políticos da Baixada Santista solicita apoio do ministério para a execução de obras nos acessos ao Porto de Santos.

Comitiva formada por empresários e políticos da Baixada Santista solicita apoio do ministério para a execução de obras nos acessos ao Porto de Santos.

Papa explicou que Edinho Araújo buscará formas para fortalecer o Centro de Excelência Portuária por meio de parcerias com o Ministério do Trabalho. “Serão feitas reuniões neste sentido. O Porto de Santos e o país só ganharão com o fortalecimento deste importante órgão. Acompanharei tudo de perto, para darmos uma resposta aos trabalhadores”, pontuou o parlamentar.

O presidente do Sindicato dos Estivadores saiu satisfeito com o resultado do encontro. Classificando a reunião como “muito produtiva”, ele crê que o Centro de Excelência receberá a atenção que  merece. “Precisamos de muito apoio para continuarmos qualificando e atuando no desenvolvimento humano e profissional dos trabalhadores portuários, que promovem o progresso do Porto de Santos”. 

(Da assessoria do deputado/Fotos: Moisés Junior SEP/PR e Assessoria/Dep João Paulo Papa)

Compartilhe:
16 julho, 2015 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *