Plano de sucesso


A pedido de Hauly, Câmara promove sessão solene para comemorar 21 anos do Real

17354241456_11e6f6f420_kO Plenário Ulysses Guimarães será palco, nesta terça-feira (14), de sessão solene em homenagem ao 21º aniversário do lançamento da moeda Real. Marcada para as 10h, a cerimônia ocorrerá a pedido do deputado Luiz Carlos Hauly (PR).

Como lembra o tucano, em 1994 começou a ser implementado o “maior e mais exitoso programa de estabilização e reforma econômica”, dirigido pelo então ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, no governo Itamar Franco. A iniciativa culminou com o lançamento da nova moeda em julho daquele ano.

Hauly lembra que a implantação do Plano Real se deu por meio de três etapas: equilíbrio das contas públicas, criação da URV e o lançamento do Real. “O programa para estabilização da economia passou pela desindexação da economia, o aumento do poder aquisitivo da população, por um amplo processo de privatizações, pelo equilíbrio fiscal e pela abertura econômica”, enumerou o parlamentar.

De acordo com o tucano, esta estabilidade financeira e monetária, consolidada no governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), permitiu a adoção de uma série de medidas modernizantes que conduziram ao desenvolvimento sustentável do país.

“Assim, a realização de uma sessão solene para comemorar o aniversário do lançamento do Real permitirá um amplo debate sobre a sua importância para o desenvolvimento de nosso país, servindo de base para encontrarmos alternativas de reformas e mudanças para a crise econômica que vivemos e a dramática recessão sentida por todo povo brasileiro”, defendeu Hauly.

Em 30 de março de 1994, o então ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, apresenta cédulas de notas da nova moeda, o Real.

Em 30 de março de 1994, o então ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, apresenta cédulas de notas da nova moeda, o Real.

Derrota da inflação

– Até 1994, os brasileiros haviam se acostumado a uma rotina em que o salário chegava ao fim do mês valendo metade do que valia quando era pago. No ano anterior, o índice geral de preços atingira 2.477%. No último mês de vigência da antiga moeda, o cruzeiro real, que circulara durante menos de um ano, a inflação havia chegado a 47%.Graças ao exitoso plano de estabilização, a inflação foi controlada drasticamente. Em 2001, por exemplo, a média foi de apenas 0,6% ao mês. 

– Durante os meses de implantação do Plano Real, o país assistiu a uma forte oposição do PT à iniciativa. Militantes e figuras de destaque do partido consideraram o plano “eleitoreiro”.  Em 1994, Aloizio Mercadante, o candidato de Lula a vice-presidente, declarou que o Real tinha como objetivo “evitar a vitória de Lula” e que “a inflação só será mantida sob controle até a eleição”. Não foi o que se verificou. Passada a eleição presidencial – vencida por FHC no primeiro turno – a inflação seguiu em patamares baixos.

(Da redação/Fotos: Alexssandro Loyola e Eraldo Peres/CB/D.A Press.)

Compartilhe:
13 julho, 2015 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *