Educação


Comissão debate desempenho de estudantes no Pisa e na Prova Brasil a pedido do PSDB

19304507256_6b7f591738_kOs resultados dos estudantes brasileiros em duas provas, o Prova Brasil 2013 e o Pisa 2012, serão avaliados em audiência pública da Comissão de Educação nesta quinta-feira (2). O Pisa é o Programa Internacional de Avaliação de Alunos, organizado pela OCDE, Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Já a Prova Brasil é uma avaliação desenvolvida pelo Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, para avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro. Marcada para as 9h30 no plenário 10, a audiência ocorrerá a pedido da bancada do PSDB no colegiado.

Dados preocupantes – Os tucanos alertam que os resultados da última edição do Pisa mostram que o ensino brasileiro não evoluiu de forma significativa e encontra-se em baixos patamares. O ranking dos países conforme a média auferida em testes de leitura dos alunos com mais de 15 anos, no Pisa, mostra o Brasil em 55º lugar em um total de 65 países. “O quadro é ainda mais dramático quando sabe-se que nos testes do Pisa são cobrados conhecimentos considerados fundamentais para a cidadania, correspondentes ao final do ensino fundamental, ou seja, conhecimentos básicos, elementares, os quais deveriam ser sabidos por todos os alunos com uma formação minimamente adequada”, diz trecho do requerimento.

Na Prova Brasil de 2013, os alunos secundaristas da rede pública, matriculados no último ano do ensino médio, obtiveram uma média de desempenho, em português, de apenas 257 pontos. O mínimo adequado deveria ser de 300 pontos. Em matemática, o resultado médio foi de 261 pontos – o mínimo esperado deveria ser de 350 pontos. “A conclusão é assustadora. A nota média dos estudantes brasileiros de ensino médio sequer é adequada se eles estivessem ainda no ensino fundamental. Em termos de qualidade, ou seja, de aprendizado, o sistema de  ensino brasileiro não vai bem em todas as etapas educacionais”, afirmam os parlamentares do PSDB.

Para os tucanos, é de fundamental importância discutir os resultados conseguidos nessas avaliações, bem como, as medidas que estão sendo e que deveriam ser adotadas pelo Governo Federal e os demais entes federados para reverter os níveis negativos da educação básica brasileira.  Estão confirmadas as seguintes presenças: Manuel Palácios, Secretário de Educação Básica do Ministério da Educação; Maurício Maia, representante do Conselho Nacional de Secretários de Educação; Manuelina Cabral, vice-presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação; e João Batista Oliveira, presidente do Conselho de Administração do Instituto Alfa e Beta.

(Da redação/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
1 julho, 2015 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *