Sonhos destruídos


Izalci convida estudantes para manifestação contra desmandos do governo na educação

9068895269_cce8cd973f_kO deputado Izalci (DF) voltou a convocar estudantes de todo Brasil para uma mobilização na quarta-feira (27), às 14h, em frente ao Ministério da Educação, contra os desmandos do governo Dilma na área. Diante dos problemas enfrentados pelos alunos com programas federais como o Pronatec e o Fies e a falta de solução por parte do governo, o tucano avalia que é preciso dar uma resposta ao governo e exigir que as iniciativas sejam garantidas.

Neste ano, as mudanças feitas pelo governo deixaram cerca de 178 mil estudantes fora do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Já os cursos técnicos do Pronatec sofrem pela ausência dos repasses de recursos.

Segundo Izalci, para conseguir a reeleição, Dilma exagerou e mentiu em 2014, causando muita expectativa. Depois de assumir o segundo mandato, ela causou enorme frustração nos jovens que sonhavam em ingressar no ensino superior ou técnico com o auxílio do governo.

“Se tivessem anunciado as novas regras e dissessem que havia dificuldade de recursos no ano passado, tudo bem, mas não, preferiram mentir. Diziam que estava tudo certo e que todos os contratos seriam renovados, mas não foi o que aconteceu”, apontou o tucano, durante discurso no plenário da Câmara nesta segunda-feira (25).

O parlamentar ressaltou que muitos estudantes deram um jeito, fizeram empréstimos e estudaram para conseguir passar e entrar para um curso superior na expectativa de entrar pelo Fies. Entretanto, depois de ter prometido fazer do país uma “Pátria Educadora”, Dilma e seu governo alegam que não tem como.

O tucano também criticou o corte de mais de R$ 9 bilhões do orçamento da Educação. “Ganhou a eleição e ainda teve a cara de pau de dizer que era prioridade do governo a educação, a Pátria Educadora. Mas destruíram os sonhos de milhares”, lamentou. “Por isso, vamos mostrar para esse governo o mal que está fazendo para a educação do país”, alertou, ao defender uma suplementação orçamentária urgente para impedir que a situação permaneça.

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
25 maio, 2015 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *