Aproximar eleitores e eleitos


Em entrevista à CBN, Mendes Thame volta a defender adoção do voto distrital

thameEm entrevista ao jornalista Milton Jung no “Jornal da CBN”,  o deputado Antonio Carlos Mendes Thame (SP) defendeu a adoção do voto distrital na reforma política. Para o tucano, o novo sistema ajudaria a aproximar o candidato do eleitor. “O voto distrital puro, misto ou o voto em distritos médios caminham na direção de subdividir o estado em regiões menores para que o candidato tenha uma abrangência menor, diminuindo assim o custo das eleições e aproximando o candidato dos eleitores antes e depois das eleições”, explicou.

Thame considera desumano em alguns casos fazer uma eleição em que o candidato tenha que percorrer o estado inteiro, como é o caso de São Paulo, que tem 32 milhões de eleitores. Esse número é superior ao de um país como a Argentina, que possui 27 milhões de eleitores.

O parlamentar do PSDB alertou ainda para o alto custo das campanhas.“ Temos que reduzir o custo das campanhas. Transferir o financiamento de campanha do privado para o público é trocar seis por meia dúzia. A única forma de diminuir custo de campanha é reduzir a abrangência do distrito. Caso o distrito seja o estado inteiro, esse custo será imenso, estupidamente alto”, concluiu.

(Da assessoria do deputado/Foto: Alexssandro Loyola)

 

 

Compartilhe:
14 maio, 2015 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *