Homenagem


Em sessão solene alusiva aos  55 anos de Brasília, Izalci diz que capital federal é exemplo para o país

IMG_5088

Um dos autores do pedido de realização da homenagem à capital federal, Izalci expressou sua paixão pela cidade.

A Câmara realizou na tarde desta sexta-feira (17) sessão solene em comemoração aos 55 anos de Brasília. O deputado Izalci (DF) foi um dos requerentes da cerimônia e presidiu a sessão. Durante a homenagem, foi exibido um vídeo com imagens atuais e da construção da capital. Autoridades locais e estudantes de escolas brasilienses acompanharam a sessão no Plenário Ulysses Guimarães. 

Cidade acolhedora – Fundada em 21 de abril de 1960, Brasília foi a primeira cidade moderna a receber o título de patrimônio mundial da humanidade. A cidade que se tornou metrópole já abriga 2,8 milhões de pessoas, apesar de sido projetada para abrigar 500 mil habitantes em 2000.

Em seu pronunciamento, Izalci se lembrou da chegada de sua família à capital federal e ressaltou a forma como Brasília acolheu os brasileiros de todas as partes do país.

“Brasília é um exemplo de como se vive em comunidade e foi esse o lugar que meu pai escolheu para viver e criar os filhos. Poderíamos escolher depois outro canto, mas não abrimos mão da beleza e da qualidade de vida dessa cidade por nada neste mundo”, destacou o tucano.

Apesar dos problemas de toda grande cidade, Izalci ressaltou que a capital do Brasil possui especificidades que servem como modelo para o país. “Aqui o carro para pro pedestre passar, ninguém buzina e o horizonte pode ser visto por todos”, disse. A capital encravada no meio do estado de Goiás é referência em qualidade de vida e dona de uma das maiores rendas per capita do Brasil.

O deputado do PSDB acredita que o Brasil teria se desenvolvido menos e seria um país mais pobre se não fosse pela coragem de JK de transferir a capital nacional para o Centro Oeste. Essa mudança possibilitou, segundo ele, que as regiões antes menos habitadas e desenvolvidas pudessem viver um novo ciclo de crescimento.

IMG_5215

Tucano preside sessão solene ao lado do governador Rodrigo Rollemberg.

Crise  – O parlamentar lembrou a importância de Brasília como centro das decisões políticas nacionais  e criticou os governos do PT por terem jogado fora a bendita herança que receberam do ex-presidente Fernando Henrique. Além das inúmeras lambanças da gestão petista em âmbito nacional, Brasília mergulhou em uma profunda crise de administração em todas as áreas durante a gestão do ex-governador Agnelo Queiroz. 

 O atual governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg; o vice governador, Renato Santana; e o presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT), desembargador Getúlio de Moraes Oliveira, foram algumas das autoridades que participaram da sessão solene. Rollemberg falou sobre iniciativas de seu governo e disse que o momento é de “comemorar pela obra idealizada por JK, mas também de reafirmar o compromisso com a população brasiliense.”  

(Reportagem: Djan Moreno/Fotos: William Sant’Ana da Silva)

Compartilhe:
17 abril, 2015 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *