Extensão rural


Vice na Frente Parlamentar de Extensão Rural, Gomes de Matos defende inclusão social e desenvolvimento sustentável

O deputado Raimundo Gomes de Matos (CE) é o vice-presidente da Frente Parlamentar de Assistência Técnica e Extensão Rural, relançada nesta quinta-feira (16) com a articulação e o apoio de mais de 200 parlamentares. Entre os objetivos da Frente estão acompanhar, propor e analisar 16299748603_c55404d960_zprojetos e programas que disciplinem assuntos do setor. Representantes de órgãos e de entidades ligados à assistência técnica e extensão rural também participaram do evento, que aconteceu no auditório Nereu Ramos.

Para o congressista, a extensão rural e assistência técnica são fundamentais para o desenvolvimento do país. De acordo com o tucano, o Brasil tem área territorial de “grande valia” e recursos naturais que podem ser desenvolvidos com sustentabilidade. O deputado reforçou ainda que o investimento em tecnologia e capacitação é fundamental para que isso aconteça.

“A frente parlamentar visa buscar a intersetorialidade; visa buscar, dentro do Pacto Federativo, orçamentos e missões de cada nível para que possamos ter acima de tudo o ganho da inclusão social”, informou. Segundo o parlamentar, a inclusão social não se faz apenas com Bolsa Família, e sim com capacitação e oportunidade de geração de emprego e renda por meio de programas voltados para a agricultura familiar.

Outra missão da frente, de acordo com Gomes de Matos, será a de analisar todas as matérias que estão em tramitação na Casa e estabelecer metas em relação a elas. De acordo com o vice-presidente, os assuntos que efetivamente conseguirem garantir o desenvolvimento sustentável, principalmente da área rural do pequeno e do médio produtor, serão priorizados.

Segundo Gomes de Matos, a partir da instalação dessa frente será buscado o consenso para fortalecer todo o potencial na área, garantindo o acesso a todas as novas tecnologias. “Precisamos cobrar dos municípios ações efetivas”, apontou. O tucano assegurou ainda a necessidade de voltar ao texto original da Constituição para restabelecer as garantias dos trabalhadores rurais.

(Reportagem: Thábata Manhiça/ Foto: Alexssandro Loyola)

 

Compartilhe:
16 abril, 2015 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *