Interação com a sociedade


Tucanos debatem temas prioritários em São Paulo na segunda edição do Câmara Itinerante

Deputados do PSDB participaram nesta sexta-feira (27) da segunda edição do programa Câmara Itinerante, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Ricardo Tripoli (SP), Mara Gabrilli (SP), Samuel Moreira 15801879023_f5bf5b7f0e_z(SP) e Silvio Torres (SP) estiveram no encontro, que discutiu a reforma política, a crise hídrica e o pacto federativo. O lançamento do projeto, que pretende levar parlamentares a diversas cidades para debater com a população, aconteceu na última semana, no Paraná.

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, (PMDB-RJ), destacou que a reforma política será votada até maio pela Casa para que as regras possam valer em 2016. A sessão foi suspensa por alguns minutos após o protesto de manifestantes, mas logo foi retomada. O deputado Samuel Moreira, integrante da comissão especial sobre o tema na Casa, defendeu a participação da sociedade na discussão do novo modelo a ser adotado.

Play

Para o tucano, a reforma deve ter foco no eleitor e garantir melhorias nos canais de acompanhamento do mandato. “Hoje o sistema está mais a serviço dos políticos, com coligações e criação de partidos. Queremos que as eleições sejam transparentes e que o dinheiro não seja o principal fator, mas sim as propostas e a interação com os eleitores”, explicou.

Samuel destaca que a comissão já realizou 12 reuniões e audiências públicas e, até maio, deve ter uma noção clara das propostas. O encontro em São Paulo é importante, acredita o parlamentar, para que os deputados fiquem atentos e não percam o foco. Além disso, é uma forma de aproximar a atuação legislativa da sociedade. “Reconhecemos a legitimidade dos deputados para representar o cidadão, mas é importante que a população participe mais”, afirmou.

Participação popular – Em cada cidade, a TV Câmara irá ouvir a população local e estimular o cidadão a fazer perguntas a serem respondidas pelo presidente da Câmara ou por outro parlamentar da Casa. Perguntas e respostas serão exibidas pela emissora ao longo da programação.

No período que antecede as reuniões, o portal e-Democracia oferecerá ambiente virtual próprio para que a sociedade apresente perguntas e sugestões sobre os temas debatidos, a fim de se construir colaborativamente uma agenda de amplitude nacional. Durante o mesmo período, a população também poderá se manifestar pelo Disque-Câmara (0800.619.619). A qualquer tempo, o cidadão poderá encaminhar ao Presidente da Câmara, por meio desses canais, contribuições para os debates.

Depois do evento na Alesp, tucanos acompanharam Eduardo Cunha em outros encontros. O deputado Tripoli foi com o presidente  à União Internacional Protetora dos Animais (UIPA) e Mara Gabrilli participou de almoço no Instituto Chefs Especiais, Organização Não-Governamental que oferece cursos na área de gastronomia para jovens com Síndrome de Down. “Levei Eduardo Cunha para almoço no Chefs Especiais, Ong que prepara jovens com Down para o mercado de trabalho”, postou a tucana no Twitter.

(Da Redação com informações da Agência Câmara/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Kim Maia)

Compartilhe:
27 março, 2015 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *