Modernizar a legislação


Macris é escolhido presidente da Subcomissão para Recuperação de Ativos Encontrados no Exterior

O deputado Vanderlei Macris (SP) presidirá a Subcomissão para Recuperação de Ativos Encontrados no Exterior e para Investigar Contas Secretas no Banco HSBC. O colegiado funcionará no âmbito da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados. O relator é o deputado Toninho Wandscheer (PT-PR).

macris

A subcomissão tem a tarefa de propor legislação que possibilite a recuperação de dinheiro, bens e ações originários encontrados no exterior que resultaram de crimes.

O tucano explica que a subcomissão tem a tarefa de propor legislação que possibilite a recuperação de dinheiro, bens e ações originários encontrados no exterior que resultaram de crimes. Também investigará contas secretas de brasileiros no banco HSBC de Genebra, na Suíça.

A subcomissão quer esclarecer as investigações jornalísticas divulgadas em fevereiro sobre o escândalo financeiro conhecido como “SwissLeaks” (vazamento suíço, em português). O Brasil aparece como o quarto país em número de clientes que usam contas secretas na filial suíça do banco.

As denúncias apontam para o total de sete bilhões de dólares em depósitos mantidos por mais de seis mil brasileiros em contas secretas. Entre estes, investigados na Operação Lava Jato da Polícia Federal.

“É importante modernizar a legislação e recuperar estes ativos, mas, também, é fundamental possibilitar que estes bens voltem ao Brasil de forma eficiente e célere”, considera Macris.

A Subcomissão para Recuperação de Ativos realizará audiências públicas e visitas externas com a participação da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio e da Comissão de Finanças e Tributação.

(Da assessoria do deputado)

Compartilhe:
24 março, 2015 Últimas notícias 1 Commentário »

Uma resposta para “Modernizar a legislação”

  1. rubens malta campos disse:

    Parabéns pela escolha e sucesso na nova função.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *