O povo não é bobo


Tentativa de Dilma de alegar desconhecimento do petrolão não cola, destacam deputados

Com a popularidade em baixa, Dilma também não tem confiança da maioria dos brasileiros. Apesar de repetir à exaustão que desconhecia o esquema de corrupção na Petrobras, a petista é vista pela maioria do povo brasileiro como ciente das Max - Daniel - Samuelirregularidades que atingem a maior estatal do país.

CPI da Petrobras aprecia requerimentos nesta terça; primeiros da lista são de tucanos 

De acordo com pesquisa Datafolha divulgada no domingo (22), 84% dos brasileiros acreditam que ela tinha conhecimento da roubalheira. Para deputados do PSDB, isso mostra que a sociedade está atenta e que a antiga desculpa do “não sabia” por parte dos mandatários petistas já não cola mais.

Play

O deputado Daniel Coelho (PE) afirma que algo tão articulado e que conseguiu desviar tanto dinheiro como o “petrolão” não tinha como passar desapercebido de quem ocupa a mais importante cadeira da República. O parlamentar concorda com a esmagadora maioria dos brasileiros. “Sabia Dilma, sabia Lula e sabiam os dirigentes do PT”, avaliou. “A consciência é de todos, de quem votou nela e de quem não votou”, completou o tucano.

A maioria dos entrevistados (61%) acredita que, além de saber, Dilma deixou que os crimes ocorressem na Petrobras. Apenas 23% dizem que, apesar de saber, Dilma “não poderia fazer nada” para impedir. Entre os eleitores que declararam voto na petista no segundo turno das eleições presidenciais, em outubro do ano passado, 74% acham que ela sabia do esquema.

Dilma em baixa: aprovação popular do governo cai a 10,8%, revela pesquisa CNT/MDA

“Ou seja, até o eleitor dela está consciente disso. A revolta hoje parte de quem não votou nela, mas parte principalmente de quem votou, pois em algum momento acreditou nela. Agora, já não acredita mais”, destaca Daniel Coelho. Para ele, a manutenção do tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, no cargo é uma demonstração da conivência do partido da presidente com as práticas ilícitas. Ele é apontado como um dos articuladores do esquema de corrupção.

Com a mesma opinião, o deputado Max Filho (ES) ressalta que o segundo mandato da presidente já começou desacreditado. Segundo ele, a petista se tornou refém de uma campanha mentirosa e hoje vê caírem por terra as teses pregadas por ela durante a eleição. Na avaliação do tucano, o governo ou era omisso ou conivente. “Em ambos os casos, o efeito é desastroso”, alertou.

O tucano destaca ainda que a pesquisa Datafolha demonstra a proporção da insatisfação em relação à presidente e derruba a ideia propagada pela presidente e sua equipe de que apenas aqueles que não votaram nela estariam inconformados com a gestão. “A insatisfação com o governo é generalizada”, afirmou.

Por meio de seu perfil no Facebook, o deputado Samuel Moreira (SP) afirmou que o levantamento comprova que a população não está alheia às notícias e à crise política enfrentada pelo país. “O resultado divulgado é avassalador”. A maciça desconfiança do brasileiro quanto à suposta ciência por parte de Dilma dos desvios na petroleira reforça o descredito no qual caiu a governante.

Logo após os protestos de 15 de março, o Datafolha já tinha mostrado que a insatisfação com Dilma atingia toda sociedade: em outro levantamento, 86% dos brasileiros classificaram sua gestão como ruim, péssima ou regular – a mais alta taxa de desaprovação de um presidente desde a véspera do impeachment de Collor, em setembro de 1992.

(Reportagem: Djan Moreno/ Fotos: Alexssandro Loyola/ Áudio: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
23 março, 2015 Últimas notícias 1 Commentário »

Uma resposta para “O povo não é bobo”

  1. rubens malta campos disse:

    Poderá Dilma governar o País com essa enorme rejeição?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *