Pré-sal


Da tribuna, Jutahy destaca projeto para retomar credibilidade da Petrobras

Em discurso nesta segunda-feira (9), o deputado Jutahy Junior (BA) destacou projeto de lei apresentado por ele na última semana que dispõe sobre a exploração e produção de petróleo, de gás natural e de outros hidrocarbonetos 8097491626_b743ba2f67_hfluidos, sob o regime de partilha de produção, em áreas do pré-sal e em áreas estratégicas.

O objetivo da proposta é extinguir a obrigatoriedade de a Petrobras ser operadora única e ao mesmo tempo ter a obrigação de entrar em todos os poços do pré-sal, com uma participação mínima de 30%. Segundo ele, a lei de 1997 que abriu mercado de petróleo e gás natural á iniciativa privada permitiu o fortalecimento da estatal e foi responsável pelo salto de qualidade no setor, que saiu de uma produção de 866 mil barris/dia, em 1997, para 2,3 milhões de barris, em 2014.

“Entretanto, diante de pressões e manipulações políticas de todo tipo, a Petrobras foi levada a dificuldades financeiras entrando na UTI das manobras tributárias e injeções de dinheiro de bancos oficiais”, disse o tucano. Em 2010, o novo modelo de exploração e produção obrigou a empresa a ser a operadora única do pré-sal e participar dos consórcios formados.

Para Jutahy, os comandos trazidos no marco legal são os maiores empecilhos ao avanço da exploração do pré-sal. O parlamentar, inclusive, alertou da tribuna para as graves consequências que a mudança traria à Petrobra. “Tal receio se confirmou e hoje o valor do petróleo encontra-se na faixa de 58 a 60 dólares — já chegou a 100 dólares —, perigosamente próximo do ponto de equilíbrio do projeto, que está na faixa de 45 a 50 dólares”, completou.

O tucano justifica a proposta de um ajuste legal na atual situação da companhia: dificuldades de capitalização em razão dos recentes casos de corrupção, postergação da divulgação dos balanços financeiros de 2014, e rebaixamento no ranking da Moodys. Para Jutahy, o projeto possibilitará que a empresa volte a ter credibilidade no mercado internacional.

(Da Redação/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
9 março, 2015 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *