Papel de destaque


Raimundo Matos é protagonista em comissões que debatem refinarias e transposição do São Francisco

O deputado Raimundo Gomes de Matos (CE) tem exercido papel de destaque em duas comissões temporárias da Câmara que investigam o cancelamento de refinarias da Petrobras no Nordeste e os sucessivos atrasos na transposição do São Francisco. O tucano inclusive propôs a realização de audiências públicas para que sejam realizados debates e apresentados relatórios sobre as obras.  “Há um descompasso entre o que o governo diz e o que efetivamente está acontecendo”, alertou nesta segunda-feira (9). Nesta semana, ambos os colegiados realizarão reuniões. 

Coordenador da comissão responsável pela investigação dos atrasos na transposição, a maior obra do PAC, Matos avalia que o governo vem gastando milhões de reais com carros-pipa e não consegue tocar a obra com rapidez. O deputado também chama a atenção para informações desencontradas envolvendo o empreendimento. “O Ministério da Integração Nacional diz que o ritmo obras está em pleno andamento. Outros afirmam que está havendo demissão em vários trechos”, disse. De acordo com o tucano, se necessário, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, será convocado para prestar explicações. O orçamento da transposição mais que dobrou, ultrapassando os R$ 8 bilhões. 

Play

Relator da comissão que investiga a interrupção das obras de refinarias da Petrobras, o parlamentar do PSDB informou que serão apresentados relatórios de três em três meses. O parlamentar acusou o governo de dar calote ao Ceará e ao Maranhão por não tirar as refinarias do papel. “Esperamos que não haja nenhuma vinculação em relação às empresas responsáveis pelas obras com a Operação Lava-Jato. Essas obras são de extrema importância para modificar o perfil do desenvolvimento socioeconômico local”, informou.

Em 2012, deputado participou de comitiva que foi ao interior do Ceará verificar as obras da transposição. Até hoje o empreendimento não ficou pronto.

Em 2012, deputado participou de comitiva que foi ao interior do Ceará verificar as obras da transposição. Até hoje o empreendimento não ficou pronto.

Agenda – Nesta terça-feira (10) a comissão externa do rio São Francisco realizará audiência pública as 14h30. Na reunião, os ministérios da Integração Nacional e do Meio Ambiente e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) deverão apresentar seus apresentar seus relatórios sobre a execução da obra e os recursos utilizados.

Já a Comissão Externa das Refinarias realizará audiência pública na próxima quarta-feira (11). A diretora-geral da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Magda Maria de Regina Chambiard, será ouvida sobre o impacto do cancelamento das refinarias. Além dela, representantes do Ministério de Minas e Energia, da Petrobras e lideranças sindicais do estado participação de audiência.

(Reportagem: Thábata Manhiça/Foto: Alexssandro Loyola/Áudio: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
9 março, 2015 Últimas notícias 1 Commentário »

Uma resposta para “Papel de destaque”

  1. rubens malta campos disse:

    É da maior importância jogar luz e transparência nesses assuntos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *