Indicadores negativos


Governo petista está perdido diante de cenário desastroso na economia, criticam tucanos

Deputados do PSDB reforçaram nesta segunda-feira (23) a artilharia de críticas à política econômica adotada pela presidente Dilma Rousseff. Até agora, o governo petista não conseguiu reverter nenhum indicador negativo nem acalmarBaldy - Hauly o mercado e os cidadãos. Desconfiados e temerosos, eles apostam num futuro cada vez mais sombrio, com inflação nas alturas e o Produto Interno Bruto (PIB) amargando índices negativos.

Realizado na semana passada pelo Banco Central com mais de 100 instituições financeiras, e divulgado nesta segunda, o Boletim Focus mostrou que o mercado prevê o encolhimento de 0,5% da economia brasileira neste ano – a maior retração desde 1992. Além disso, estima que a inflação alcance 7,33% em 2015, a maior em 11 anos. Dentro do governo, as projeções são também desanimadoras. Segundo a “Folha de S.Paulo”, a equipe econômica já avisou à presidente Dilma Rousseff que é real o risco de recessão este ano.

Play

A gravidade da situação parece não ser percebida pela petista, criticou o deputado Alexandre Baldy (GO). “O cenário do momento é complicado e complexo, e a presidente Dilma demonstra estar totalmente desconectada da realidade, como vimos na entrevista que ela deu na semana passada”, disse o tucano, referindo-se às manifestações da chefe do Poder Executivo na sexta-feira (20). Ao invés de prestar esclarecimentos à nação sobre suas medidas e o escândalo de corrupção na Petrobras, Dilma preferiu atacar o governo de Fernando Henrique Cardoso.

A crise na estatal, lembrou o parlamentar, repercute em toda economia. “A falta de investimentos e pagamentos provoca a insolvência de grandes empresas, que são responsáveis por projetos de infraestrutura importantíssimos”, disse. “Tudo isso fragiliza a economia, aumenta o desemprego e diminui o consumo”, acrescentou.

Guerra nos bastidores – A divulgação de números pessimistas renovou a mobilização dentro do governo contra as propostas de arrocho apresentadas pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy. Setores da Esplanada dos Ministérios, informou a “Folha de S.Paulo”, já defendem a montagem de um programa de incentivo aos investimentos.

De acordo com o deputado Luiz Carlos Hauly (PR), o quadro só será revertido se a economia tiver um único comando e for administrada distante dos pitacos políticos de Dilma e do PT. “Ou unifica esse comando e a economia passa a ser conduzida dentro da prudência, da boa governança, sem interferência externa, mesmo que seja da presidente Dilma, ou o Brasil vai à bancarrota”, afirmou. “A recessão é iminente. Há todos os piores ingredientes possíveis para a estabilidade da economia”, avisou.

Mercado manifesta pessimismo

0,5%
deve ser o encolhimento da economia brasileira neste ano – a maior retração desde 1992, de acordo com a última edição do Boletim Focus.

 7,33%
é a previsão para a inflação em 2015, de acordo com os economistas ouvidos. Caso ocorra, seria o maior em 11 anos. 

E brasileiros também…

55%
dos brasileiros avaliam que a situação econômica do país vai piorar nos próximos meses, de acordo com pesquisa Datafolha divulgada no começo do mês. 

8
em cada dez entrevistados pelo instituto de pesquisa esperam aumento da inflação daqui para frente. 

44%
dos entrevistados consideram o governo Dilma ruim ou péssimo

47%
Dos brasileiros da classe C disseram comprar menos produtos no supermercado agora em relação aos últimos seis meses, segundo levantamento do DataPopular.

45%
Dos entrevistados acreditam que vão comprar menos nos próximos meses.

(Da Redação/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
23 fevereiro, 2015 Últimas notícias 1 Commentário »

Uma resposta para “Indicadores negativos”

  1. rubens malta campos disse:

    +Realmente a situação é grave.Entendo que a oposição deveria se organizar para medidas mais efetivas.Vejo que o PT partiu para o contra ataque questionando as medidas tomadas pela PF,MPF e questionará também as decisões da Justiça.Lula está se unindo a manifestações da CUT,para a ¨defesa¨da Petrobrás.Isso é total hipocrisia mas foi assim que Dilma foi reeleita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *