Quanta demora


Gomes de Matos volta a alertar para consequências do atraso na obra de transposição do São Francisco

Tucano exibiu da tribuna reportagem sobre  a agonia da população à espera da água que nunca chega.

Tucano exibiu da tribuna reportagem sobre a agonia da população à espera da conclusão das obras de transposição.

Em pronunciamento, o deputado Raimundo Gomes de Matos (CE) voltou a abordar as consequências dos atrasos nas obras de transposição do Rio São Francisco, o principal empreendimento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal. Segundo o tucano, milhares de nordestinos estão há anos à espera da água que nunca chega, apesar das repetidas promessas de Lula e Dilma.

Após pedir a instalação de uma Comissão Temporária Externa para averiguar o andamento da transposição, já aprovada pelos deputados, o parlamentar criticou a inação do governo petista. “O PT ficou enganando o povo com esse compromisso desde a época do ex-presidente Lula. Quando lá esteve, ele não disse que a vaca não iria tossir, mas disse que nenhum nordestino seria abastecido com carro-pipa. Só no Ceará são mais de mil carros-pipa transportando água contaminada”, alertou.

O tucano destacou que em outros estados o problema da água contaminada já levou à morte quase 60 crianças e, ainda assim, não houve sinal de conclusão das obras. Ainda sobre o descaso do governo federal sobre o assunto, o congressista afirmou que, para o governo do PT, a falta de água não é levada devidamente à sério quando afeta uma região como o Nordeste. Gomes de Matos relatou ainda que, com os atrasos, o orçamento da transposição saltou de R$ 4 bilhões para R$ 8 bilhões. “A vaca vai tossir e essa água não vai chegar”, ironizou.

Na opinião do parlamentar, a população nordestina vem sendo enganada com promessas que não se concretizam. “A presidente Dilma faltou com a verdade ao dizer que a refinaria do Ceará seria implementada. Faltou com a verdade quando mobilizou 10 mil pessoas para trabalhar à noite, em terceiro turno, nas obras de transposição, e não as efetivou e agora está demitindo gente”, apontou. Cerca de 4 mil funcionários foram dispensados dos canteiros de obras sob o pretexto de reajuste nos custos. 

Em seu discurso, o deputado relembrou a covardia do PT ao não apresentar os nomes dos membros da comissão externa que já havia sido oficializada pelo então presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, na Legislatura recém-encerrada.  “O deputado José Guimarães, mesmo sendo cearense, não teve a dignidade de designar os membros do PT para compor a Comissão Externa”, reprovou. O parlamentar cearense espera que tal descaso não se repita neste ano. 

Compartilhe:
12 fevereiro, 2015 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *