Rumo ao colapso


Arthur Bisneto traça panorama negativo do cenário político sob a gestão petista

Em discurso nesta quarta-feira (11), o 1º vice-líder da Minoria, deputado Arthur Virgílio Bisneto (AM), traçou um panorama do cenário político-econômico nacional e apontou situações que estão levando o país a um verdadeiro 16253892257_3d0e7bd1c4_kcolapso. O tucano defendeu lisura e seriedade na condução dos trabalhos da nova CPI da Petrobras, alertou para o caos no setor elétrico e condenou a tentativa do governo do PT de amordaçar a imprensa.

Estelionato eleitoral – A incoerência entre as promessas da presidente Dilma, que na campanha prometeu não mexer em direitos trabalhistas e após reeleita “mudou de ideia”, foi lembrada pelo tucano como um verdadeiro estelionato eleitoral. Segundo ele, a mentira foi o fator fundamental para que a petista conseguisse um novo mandato. “Enquanto houver má intenção e gente à frente do poder público e, principalmente, à frente da Presidência da República, enganando, levando o Brasil para um mar de lama, nós teremos dias duros a enfrentar neste país”, alertou. 

CPI da Petrobras – Arthur Bisneto lamentou o fato de CPIs consideradas chapa-branca tenham sido aprovadas na Câmara apenas para barrar investigações de interesse nacional, como as que deveriam investigar o BNDES e o sistema elétrico. Apesar disso, o tucano afirma que a comissão parlamentar de inquérito destinada a apurar as irregularidades na Petrobras tem um papel fundamental para a história do país.

“É fundamental, porém, que haja imparcialidade na escolha do presidente e do relator, para que nós possamos passar a limpo algo que vem causando constrangimento para o Brasil no exterior e algo que faz com que a maior empresa brasileira passe pelos piores momentos desde a sua fundação”, defendeu, ao lembrar que há indícios de que US$ 200 milhões tenham sido repassados ao PT.

Crise no setor elétrico – As escolhas do governo, sobretudo para o comando de setores e empresas tão importantes para a nação, precisam ser bem pensadas, de acordo com Bisneto. Além da troca no comando da Petrobras, o tucano cita a escolha de Eduardo Braga para gerir o Ministério de Minas e Energia. O tucano afirma que o conterrâneo não é uma pessoa preparada para o cargo. A afirmação de Braga de que esperava “que Deus mandasse chuva” pouco depois de assumir a pasta foi, segundo ele, uma demonstração disso.

Os problemas do sistema elétrico, diferente do que demonstram Dilma e seu ministro, estão longe de serem resolvidos apenas com um reforço nas chuvas. O deputado lembra que o cerne do problema está na ingerência do próprio governo e por isso era indispensável a instalação de uma CPI específica para apurar os problemas do setor.

Liberdade de imprensa – Outro tema incômodo ao qual o Parlamento precisa continuar atento, na avaliação do deputado, é a tentativa de golpe na escolha de um projeto “que vai contra algo fundamental, que é a liberdade de imprensa”. O tucano fez referência ao chamado controle social da mídia, que o PT pretende aprovar no Congresso. Bisneto destacou que a mídia tem papel fundamental e disse que a liberdade de imprensa é indispensável no combate à corrupção.

O ano de 2015 será, para Bisneto, de grandes embates e de profunda discussão política no Congresso e nas ruas. “É importante que a consciência dos parlamentares neste momento fale mais alto e nós possamos cumprir o nosso papel, que é defender a todo custo o cidadão brasileiro”, disse.

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
11 fevereiro, 2015 Últimas notícias 1 Commentário »

Uma resposta para “Rumo ao colapso”

  1. rubens malta campos disse:

    A análise está perfeita.Pau neles.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *