Base enfraquecida


Para tucano, resultado da eleição para presidência da Câmara foi um desastre para o Planalto

Desafeto de Dilma, Eduardo Cunha foi eleito em primeiro turno neste domingo.

Desafeto de Dilma, Eduardo Cunha foi eleito em primeiro turno neste domingo.

O líder do PSDB na Câmara, deputado Carlos Sampaio (SP), disse nesta segunda-feira (2) que a vitória do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) na disputa pela Presidência da Câmara representou uma grande derrota para a presidente Dilma e seu governo. Com uma base rachada, a petista viu sucumbir a candidatura apoiada por ela, a do deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP). O peemedebista venceu com 267 votos, enquanto o petista obteve 136. Sampaio avalia que esse é a quantidade de  parlamentares que realmente apoiam a presidente na Casa.

“Foi um desastre para o governo. Na Câmara, a presidente tem uma base de apoio de quase 390 deputados e a votação do candidato Arlindo Chinaglia, com 136 votos, deixou claro que essa é a dimensão da presidente Dilma aqui dentro. De 513 deputados ela tem 136 compromissados com ela. Mais nenhum”, apontou.

Sampaio disse ainda que a presidente iniciou seu mandato desacreditada e lembrou que a chapa vencedora na disputa à Presidência da Câmara era composta por partidos que estão na sua base, dirigem ministérios, mas não concordam com sua maneira de governar. “Ela não tem respaldo nem dos próprios ministros, nem da sua equipe”, avaliou. “Dilma não tem apoio nenhum e começa fragilizada pela mentira”, completou ao se referir ao descumprimento sistemático de promessas de campanha.

O PSDB integrou um bloco com mais três partidos – PSB, PPS e PV – e apoiou a candidatura do deputado Júlio Delgado (PSB-MG) para a Presidência da Câmara. O parlamentar mineiro conquistou 100 votos e terminou a disputa em terceiro lugar.

(Reportagem: Djan Moreno/Foto: Alexssandro Loyola)

Leia também:

Eleição de Cunha em primeiro turno é dura derrota para Palácio do Planalto, avaliam tucanos

Compartilhe:
2 fevereiro, 2015 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *