Vida de dedicação


Em despedida da vida parlamentar, Inocêncio Oliveira é homenageado por tucanos

15209825873_6c4f10b761_kDeputados do PSDB se uniram a outros parlamentares nesta quarta-feira (18) para homenagear Inocêncio de Oliveira (PR-PE), que fez discurso de despedida na tribuna da Câmara. Detentor de dez mandatos consecutivos, o deputado decidiu aposentar-se e não se candidatou este ano. Em seu pronunciamento, foi aparteado por colegas de diversas legendas que reconheceram seu legado e recordaram momentos marcantes de sua atuação parlamentar.

Durante os 40 anos em que esteve na Câmara, Inocêncio exerceu diversas funções de destaque. Foi presidente da Casa e assumiu a Presidência da República por 11 vezes, no total de 64 dias, no governo de Itamar Franco. Foi ainda 1º Vice-Presidente duas vezes, 2º Vice-Presidente, Corregedor-Geral, 1º Secretário duas vezes, 2º Secretário, 3º Secretário, Presidente do Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica durante oito anos e Presidente do Centro de Estudos e Debates Estratégicos.

O deputado Bruno Araújo (PE) se disse satisfeito por fazer parte de uma geração que chegou a ser contemporânea de “um dos deputados mais importantes da história recente brasileira”. “Seus netos poderão dizer que o avô participou da votação da Lei da Anistia Política; poderão fazer referência de que seu avô tem o nome na Constituição de 1988; poderão dizer que seu avô participou no momento em que se decidiu sobre eleições diretas, momento em que o povo clamava na rua; e que participou de momentos históricos da vida brasileira ao longo desse período, tendo sido, desse ponto de vista, premiado e coroado”, exaltou o colega tucano.

Jutahy Junior (BA) disse ficar triste por saber que o amigo não estará presente na próxima legislatura, mas destacou que a decisão de deixar a vida pública aconteceu de maneira respeitosa e contou com o carinho dos colegas. Segundo ele, caso tivesse se candidatado, Inocêncio certamente seria eleito para mais um mandato. “O deputado honrou esta Casa com dedicação, exemplo e amor ao Parlamento. Sabemos que a vida de dedicação foi reconhecida pelos eleitores do estado, porque não foi só uma vida dedicada ao Parlamento, mas para servir a Pernambuco e ao Brasil”, disse.

O deputado Bonifácio de Andrada (MG), que exercerá o décimo mandato a partir de 2015, lembrou que foi um dos que mais conviveu com Inocêncio na Câmara e ressaltou o talento e habilidade do colega na vida parlamentar. Em suas palavras, o pernambucano é uma figura histórica do Parlamento brasileiro, que soube honrar e dignificar seus mandatos.  

Já Paulo Abi-Ackel (MG) disse se sentir honrado por ter atuado ao lado do deputado e afirmou que o ex-presidente do Congresso é um exemplo para todos os parlamentares. Emanuel Fernandes (SP) agradeceu Inocêncio por ter defendido os estudos estratégicos no país e o parabenizou por ter feito parte e ter erguido o Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados. 

João Campos (GO) e Domingos Sávio (MG) também fizeram questão de homenagear o colega e destacaram sua importância para a vida democrática brasileira. “Inocêncio é um exemplo, pois viveu a condição de homem da Situação e da Oposição e não perdeu o respeito pelos seus pares”, concluiu o líder da Minoria.

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
19 novembro, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *