Dia do Dentista


Em sessão solene, deputado Izalci destaca evolução profissional da Odontologia

9068895269_b06c440ee2_zDo prático que se limitava a extrair os dentes com cárie ao profissional especialista que além do atendimento básico investe em correção e tratamento de doenças bucais já se vão 130 anos. O deputado Izalci (DF), que propôs sessão solene para comemorar o Dia do Dentista, celebrado nacionalmente em 25 de outubro, destaca que em 1884, pelo decreto 9.311, eram criados os primeiros cursos de graduação de odontologia do Brasil, no Rio de Janeiro e na Bahia.

“De lá para cá, essa especialidade de saúde teve lutas e progressos que hoje colocam o Brasil entre as nações mais desenvolvidas do mundo”, disse Izalci. Com 260 mil inscritos no Conselho Nacional de Odontologia, esses profissionais ainda não têm um plano de carreira nem piso de salário nacional. “Vamos lutar no Congresso Nacional pelo projeto de lei que garante esse estabilidade”, disse o tucano.

Segundo ele, 59% dos profissionais estão na região Sudeste, concentrados em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Com a adoção do plano de carreira, Izalci acredita que os novos dentistas fixarão residência em cidades do interior, criando uma ampla rede de atendimento.

“Hoje, esses profissionais são desestimulados a prestar assistência à população mais carente”, afirmou. Ele destaca que um decreto publicado em maio de 2014 permite a entrada de dentistas, enfermeiros e farmacêuticos dos países que integram os países do Mercosul sem a obrigatoriedade de fazer o exame revalida. “O governo prefere importar mão de obra barata a investir em melhorias que vão beneficiar a população”, critica o tucano.

O presidente do Conselho Regional de Odontologia do Distrito Federal, Samir Naijar, destacou a presença do mais antigo cirurgião dentista, Frederico Sales, que tem registro CRO 002/DF. Ele ressaltou ainda que desde 2002, o dia 25 de outubro também é o Dia Nacional da Saúde Bucal, para lembrar a importância da boa higiene na boca e os 50 anos de criação dos conselhos de Odontologia.

“Reconhecemos que houve avanços, mas ainda temos déficits e para mudar esse quadro são necessárias políticas públicas com enfoque na promoção de saúde, universalização da saúde e compromisso do estado em todas as esferas do governo”. Samir Naijar ressaltou ainda a aprovação do projeto que estabelece a presença obrigatória de dentista em todas as unidades de terapia intensiva da rede pública e particular.

(Reportagem: Ana Maria Mejia/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
24 outubro, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *