Formadores de consciências


Deputados parabenizam professores e cobram maior valorização da educação 

Na data em que se comemora o Dia dos Professores, a Câmara realizou sessão solene em homenagem a esses profissionais. A defesa pela valorização dos educadores como forma de melhorar a educação do país foi uma das principais cobranças feitas em plenário nesta quarta-feira (15). O deputado Izalci (DF), um dos autores do pedido da sessão, destacou que o Brasil tem aparecido nas piores colocações dos rankings internacionais. O tucano lembrou que o país figura na 38ª posição entre 40 países analisados no The Learning Curve (Curva do Aprendizado, em inglês), realizado pela The Economist Intelligence Unit (EIU) e Pearson Internacional. O levantamento considera diferentes avaliações, relacionando-as com a produtividade nacional.

O tucano afirma que uma boa educação significa mais desenvolvimento e crescimento econômico. Ele lembra que o tempo médio de frequência na escola tem sido relacionado estatisticamente com a produtividade dos países em diversos levantamentos. O parlamentar defende a ampliação de oferta de aperfeiçoamento e de novas técnicas para os professores, assim como a valorização e respeito desses profissionais.

Play

“Recursos nós temos. A realidade está aí, basta que o governo queira vê-la e tome para si a responsabilidade de melhorar a educação no Brasil”, cobrou o tucano, ao lembrar a aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE) que destinou 10% do PIB para o setor e da destinação dos royalties do pré-sal para a área. O tucano, que é contador e professor, disse ter “orgulho de pertencer a essa classe que mesmo com todos os desafios que enfrenta para despertar consciências o faz com amor e dedicação sempre”.  

Por meio das redes sociais, vários deputados do PSDB parabenizaram os professores. “Gostaria de deixar aqui registradas minhas felicitações e meu reconhecimento a todos os professores brasileiros, que celebram hoje seu dia. Mestres, de vocês dependem todas as demais profissões e o futuro do Brasil e do mundo! Cada um de nós tem guardado na lembrança um professor em especial, pelos exemplos que nos passou e pela contribuição na formação do cidadão em que nos tornamos”, escreveu o líder tucano na Casa, Antonio Imbassahy (BA), em seu perfil no Facebook.

 Nilson Pinto (PA) afirmou que essa é a profissão mais nobre porque não deixa definhar o futuro. “Professor é missão e tenho orgulho de ser, antes de tudo, um deles. Aos meus honrados colegas de profissão, Feliz Dia do Professor”, comemorou. O deputado William Dib (SP) destacou que o educador é “o agente mais importante da transformação da sociedade” e Eduardo Barbosa (MG) ressaltou que eles se dedicam à socialização do conhecimento com o olhar voltado para a cidadania.

Marcus Pestana (MG) também usou a internet para comemorar a data e destacar seu orgulho por ser professor de Economia. O tucano alerta que “a revolução educacional é necessária”. Andreia Zito (RJ) saiu em defesa da valorização profissional. “Devemos lembrar que professor não só ensina, mas se dedica, abre mão de muitas coisas por um só motivo: um futuro melhor para cada um de nós. Esse é o verdadeiro professor. E são esses que merecem ser valorizados”, escreveu.

Mara Gabrilli (SP) disse ter superado desafios após a tetraplegia graças à base de conhecimento adquirida com os profissionais da Educação. “Parabéns aos nossos professores! Vocês encaram todos os dias o desafio mais difícil e sublime entre todas as profissões: o de construir cidadãos. Se depois da tetraplegia eu ainda pude vislumbrar um futuro é porque um dia eu tive professores maravilhosos que me preencheram de conhecimento científico e humano para reaprender a viver sob novas perspectivas”, destacou.

Estima-se que o Brasil tenha um déficit de quase 300 mil professores de disciplinas básicas. Segundo pesquisa da Fundação Carlos Chagas, só 2% dos jovens brasileiros querem ser professores. O número de docentes formados caiu pela metade nos últimos anos e a baixa remuneração é um das principais causas. “Como o Estado pode cobrar que o aluno respeite e valorize o professor, se ele mesmo não o faz?”, questionou Izalci.

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Gabriela Korossy/Câmara dos Deputados/ Áudio: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
15 outubro, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *