Campeões nas urnas


Líderes de votação em cinco estados, candidatos tucanos conquistam espaço na bancada

10560409_789184851122575_1707808810587400404_o

Artur Bisneto, do Amazonas, teve forte desempenho nas urnas com 15% (250 mil) dos votos

Cinco tucanos iniciam a próxima legislatura trazendo na bagagem o título de campeões de votos nos estados onde concorreram. Quatro deles assumem mandato próprio pela primeira vez na Câmara dos Deputados. Somente Nilson Leitão (MT) está entre os líderes nas urnas que conseguiu a reeleição.

Em números proporcionais, o candidato com maior votação foi o deputado estadual Artur Bisneto, do Amazonas, com 15% (250 mil) dos votos. Em seguida, ficou a psicóloga Shéridan (RR), com quase 15% dos votos.

Play

Ao levantar as bandeiras em defesa do Polo Industrial de Manaus (PIM), do turismo e da criação do Centro de Biotecnologia da Amazônia, Bisneto deixou para trás figuras tradicionais da política amazonense, como o ex-ministro dos Transportes, ex-senador e ex-prefeito de Manaus Alfredo Nascimento (PR).

Filho do atual prefeito da capital do Amazonas e personagem histórico do PSDB, o ex-senador Artur Virgílio, o tucano agradeceu a expressiva votação em seu perfil no Facebook. “Estou muito honrado com a votação e ciente da responsabilidade que terei. Contem comigo sempre. Muito obrigado”, disse Bisneto em um vídeo.

Com um pouco mais de 35 mil votos, Shéridan foi a candidata à Câmara mais votada de Roraima. Ex-coordenadora das ações sociais do governo de Roraima, a tucana desenvolveu programas como Viva Comunidade, Viva Criança e Viva Melhor Idade, reproduzidos em outros estados brasileiros.

 CAMPANHA MODESTA E OUSADA – Delegado Waldir (GO) arrebatou mais de 274 mil votos com uma campanha, segundo ele, “modesta e ousada”. “Sem cabos eleitorais, sem vereadores, sem prefeitos e sem estrutura, mas com o povo do nosso lado”, disse o tucano, que apostou nas redes sociais todas as fichas para mobilizar voluntários e simpatizantes. “Hoje, o Delegado Waldir tem mais de 320 mil seguidores. Poucos políticos no Brasil têm essa quantidade tão expressiva”, acrescentou.

Brizza Cavalcante

Delegado Waldir arrebatou mais de 274 mil votos com campanha “modesta e ousada”

Para atrair o eleitorado e mantê-lo convicto do voto, o tucano apresentou propostas para resgatar a tranquilidade dos cidadãos, cada vez mais aterrorizados com a escalada da violência. Entre elas, a reforma do Código Penal, a federalização das forças de segurança e a instituição do trabalho obrigatório de presos condenados. “Temos isso na Lei de Execução Penal. Mas é fajuta. Não se cumpre”, afirmou. “É um absurdo um bandido estar hoje no presídio jogando sinuca e tomando cerveja. O cidadão não pode sustentar criminoso na cadeia”, defendeu.

TRADIÇÃO FAMILIAR – Da Paraíba, vem Pedro Cunha Lima, caçula do senador Cássio Cunha Lima, que concorre ao governo do estado. Aos 26 anos e formado em Direito, o deputado conquistou a confiança de mais de 179 mil eleitores assumindo o compromisso pela melhoria da saúde da pública e pela reforma política.

“O Sistema Único de Saúde está sucateado. Vamos trabalhar na saúde e fazer a reforma política que o Brasil necessita”, afirmou Pedro, que agradeceu o resultado. “Devo à colaboração dos amigos e à confiança dos paraibanos.”

Entre os recordistas, Nilson Leitão é o único veterano na Câmara. Ex-prefeito de Sinop, é crítico ferrenho da política de demarcação de terras indígenas do governo Dilma. Segundo ele, o PT tem conduzido o tema de forma equivocada e desenfreada, além de se negar a debater sobre os conflitos por terras entre indígenas e produtores rurais.

Para obter a credibilidade de 127.749 eleitores, o correspondente a 8,78% do total de votos válidos, o parlamentar mostrou o trabalho que tem desenvolvido no Poder Legislativo federal, como o direcionamento de recursos para a saúde do estado e o Projeto de Lei 7068/14, que aumenta o prazo de carência do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) para 36 meses. Atualmente, o período para o estudante começar a pagar o financiamento é de 18 meses após o término da graduação.

Neto do ex-governardo de São Paulo Mário Covas, falecido em 2001, Bruno Covas foi o quarto deputado mais votado no maior colégio eleitoral do país. Ele obteve mais de 352 mil votos, o correspondente a 1,68% do total de válidos.

Confira o desempenho dos campeões

Artur Bisneto (AM)     250.916  (15,13% dos votos válidos)

Shéridan (RR)    35.555  (14,95% dos votos válidos)

Pedro Cunha Lima (PB)   179.886  (9,29% dos votos válidos)

Delegado Waldir (GO)  274.625  (9,06% dos votos válidos)

Nilson Leitão (MT)    127.749  (8,78% dos votos válidos)

(Reportagem: Luciana Bezerra/ Fotos: Brizza Cavalcante/Ag. Câmara e reprodução do Facebook/ Áudio: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
6 outubro, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *