Revitalização


Proposta de Gomes de Matos estimula ações de preservação de mananciais

A proliferação de poços e cisternas é uma das apostas da Câmara dos Deputados para o enfrentamento da seca no país. Os períodos de estiagem, cada vez mais rigorosos, têm levado os deputados a elaborar 7158447928_0f7215085c_zpropostas, apoiar políticas públicas e a promover debates e estudos sobre como conviver com a seca, sobretudo nas regiões semiáridas.

Em busca de uma solução definitiva, a Câmara analisa propostas (PECs 39/07 e 213/12) que mudam a Constituição para incluir a água entre os direitos sociais. Um dos autores, o deputado Raimundo Gomes de Matos (CE), acredita que a medida vai estimular ações integradas de preservação dos mananciais.

“A nossa proposta não visa só a obrigatoriedade do gestor em dar acesso à água potável: é para fazer programas de conscientização, de revitalização do meio ambiente e de garantia de que possamos ter investimentos paralelos”, disse Gomes de Matos.

Em junho, o Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara lançou o livro “Desafios à convivência com a seca”, elaborado a partir de estudos e debates sobre o tema na Casa. A construção de poços artesianos, cisternas, açudes, adutoras e barragens está entre as inúmeras sugestões apresentadas na publicação.

(Da Agência Câmara com alterações/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
16 setembro, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *