Só na tapeação


Deputados voltam a condenar tentativa petista de desmoralizar CPI da Petrobras

Deputados do PSDB voltaram a criticar nesta terça-feira (5) a tentativa do PT e da presidente Dilma Rousseff de perverter as funções e os objetivos de uma comissão parlamentar de inquérito, conforme denunciou a revista “Veja” no fim de semana. Visando esclarecer os fatos, o deputado Carlos Sampaio (SP) ingressou com mais uma ação pedindo investigação de personagens envolvidos na operação para transformar a CPI da Petrobras em jogo de cartas marcadas.  Na segunda-feira o tucano já havia solicitado ao Ministério Público apuração da conduta de senadores petistas suspeitos de participação na trama. 

Para Sampaio, vergonha

Para Sampaio,  está cada vez mais claro que CPI da Petrobras no Senado foi constituída não para investigar o que quer que seja, mas apenas para proteger Dilma.

A publicação semanal divulgou um vídeo no qual três servidores da Petrobras discutem cada passo do esquema de antecipação de questionamentos a depoentes da comissão parlamentar de inquérito em andamento no Senado. Segundo “Veja”, servidores do Senado e da Presidência da República também participavam da elaboração dos kits de perguntas e respostas que foram distribuídos ao ex-presidente da estatal José Sergio Gabrielli, ao ex-diretor Nestor Cerveró e à atual presidente da companhia, Graça Foster.

Play

 A denúncia colocou sob suspeita, especialmente, a conduta do relator da comissão, senador José Pimentel (PT-CE), responsável pela maioria das indagações feitas aos depoentes.

 “É uma vergonha você ver servidores do Senado e da Presidência da República nesse episódio. É muito mais vergonha admitirmos a hipótese de que senadores fazem parte de uma farsa para denegrir a imagem de comissões parlamentares de inquérito, que são os instrumentos mais importantes de investigação do Congresso Nacional”, lamentou o deputado Carlos Sampaio (SP), promotor de Justiça licenciado e um dos parlamentares com mais experiência em CPIs. 

Questionado sobre a notícia de que a reunião divulgada pela revista teria ocorrido no gabinete da presidência da Petrobras em Brasília, conforme revelou “O Estado de S.Paulo” nesta terça, o tucano disse que o “PT tem dificuldade para diferenciar o público do privado”. “Essa CPI foi constituída para proteger a presidente Dilma e não investigar o que quer que seja. Só que agora aquilo que a oposição afirmava tornou-se prova”, completou.

Para o líder da Minoria, deputado Domingos Sávio (MG), a farsa encenada pelos governistas na CPI da Petrobras demonstra que o colegiado foi transformado num instrumento de tapeação. “Ficou provado que o governo queria enganar o Brasil. O que temos hoje é um governo que tem tendência autoritária”, disse. “Para nossa tristeza, temos muitos parlamentares da base que estão envergonhando a nação. Normalmente, são figuras que fazem isso a troco de cargos para si ou para apadrinhados”, acrescentou.

No plenário da Câmara, o deputado Marcus Pestana (MG) afirmou que o episódio desmoraliza o Poder Legislativo federal. “A CPI tem poder de investigação equivalente ao Poder Judiciário. Imagina o promotor público e o juiz combinando perguntas e respostas com o réu? Isso abalou profundamente uma já combalida imagem institucional do Congresso”, lamentou.

Domingos Sávio:

Domingos Sávio: ficou provado que governo petista queria enganar o país.

PEDIDO DE APURAÇÃO – Na manhã desta terça, Sampaio protocolou na Procuradoria da República do Distrito Federal (PGDF) pedido de apuração das denúncias de fraude na CPI da Petrobras.

A representação é contra Sérgio Gabrielli, Graça Foster, Nestor Cerveró, Paulo Argenta (servidor da Secretaria de Relações Institucionais), Marcos Rogério de Souza e Carlos Hetzel (ambos assessores do Senado), além dos três servidores da companhia que protagonizaram o vídeo divulgado por “Veja”: o chefe de gabinete da Petrobras em Brasília, José Eduardo Sobral Barrocas; o chefe do departamento jurídico da estatal em Brasília, Leonan Calderaro Filho, e o advogado Bruno Ferreira.

Ontem, o tucano protocolou representação na Procuradoria-Geral da República (PGR) contra os senadores Delcídio Amaral (PT-MS) e José Pimentel (PT-CE), citados na reportagem da revista por suposta participação no envio das perguntas aos depoentes.

(Reportagem: Luciana Bezerra/ Fotos: Alexssandro Loyola/ Áudio: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
5 agosto, 2014 Últimas notícias 1 Commentário »

Uma resposta para “Só na tapeação”

  1. rubens malta campos disse:

    Entendo que se justifica o pedido de impeachment da Dilma.Por muito menos o Collor
    foi ejetado do Poder.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *