Luto nacional


Morte de Ariano Suassuna é perda irreparável para a cultura brasileira, lamentam deputados

Deputados do PSDB lamentaram a morte do escritor, dramaturgo e poeta paraibano Ariano Suassuna, aos 87 anos.  Os parlamentares ressaltaram que a cultura brasileira sofreu mais uma perda irreparável em um mês marcado pelo falecimento de três grandes escritores: Suassuna, Rubem Alves e João Ubaldo Ribeiro.

“Vivemos dias de tristeza e luto para a literatura brasileira, com a perda, em uma semana, de três dos seus grandes escritores. Suassuna foi autor de obras incomparáveis como ‘O Auto da Compadecida’ e ‘O Santo e a Porca’. Ele falava como ninguém à alma do nordestino, revelando, de forma singular, a sua cultura. Suassuna se foi mas nos deixou um grande legado na literatura, no teatro, nas artes plásticas e até na música. Que descanse em paz”, destacou o líder do PSDB na Câmara, Antonio Imbassahy (BA).

O presidente do PSDB de Pernambuco, deputado Bruno Araújo (PE), exaltou a “genialidade” do escritor, sobretudo na literatura, predicado que o tornou um “orgulho do Nordeste”, na avaliação do tucano.“Ariano escreveu com o nosso sotaque. Fez-nos rir, chorar, amar…Ficamos mais humanos lendo, ouvindo ou assistindo Ariano. Imortal. Ariano Eterno Suassuna!”, declarou.

“Morre um mestre da literatura nacional por quem eu tinha um grande afeto pessoal. Conheci Ariano em 1976, e através dele fui apresentado a sua vasta obra cultural. O movimento armorial por ele criado englobava literatura, dança, teatro e artes plásticas. Só o reencontrei pessoalmente 35 anos depois e vi com alegria que o afeto era recíproco”, completou o deputado Jutahy Junior (BA).

Carlos Sampaio (SP) também manifestou tristeza. “Mais uma perda irreparável para nossa literatura e dramaturgia. Ariano Suassuna deixará um grande vazio”, escreveu. Para Marcus Pestana (MG), o Brasil fica mais pobre com a morte: “Originalidade, humor, brasilidade e talento literário”, disse o tucano ao enumerar marcas do escritor.

Para Luiz Pitiman (DF), o Brasil sofreu mais uma perda irreparável. “Que Deus conforte o coração dos amigos e família de nosso grande Ariano Suassuna”, destacou em seu perfil no Facebook.

O presidente do PSDB-SP, Duarte Nogueira (SP), lembrou que os últimos dias foram extremamente tristes para a literatura brasileira. “Perdemos três grandes escritores, que enriqueceram a cultura do nosso país de forma muito especial. Três perdas irreparáveis e um consolo: eles serão imortalizados pelas suas obras”, apontou o tucano, que citou uma de suas frases preferidas de Ariano: “Dizem que tudo passa e o tempo duro tudo esfarela”.

Otavio Leite (RJ), por sua vez, também ressaltou a semana de perdas para a cultura nacional. “Sua obra permanecerá viva.  Ariano Suassuna sempre defendeu a cultura popular brasileira, além de ser um dos maiores dramaturgos do país e autor de romances e poemas”, relatou.

Suassuna morreu no Recife, nessa quarta-feira (23), vítima de uma parada cardíaca provocada pela hipertensão intracraniana. O velório do corpo do escritor começa à noite, no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo estadual, que decretou luto oficial de três dias. O enterro ocorre nesta tarde no cemitério Morada da Paz, em Paulista, no Grande Recife.

(Da redação/ Foto: Valter Campanato – AgBr)

Compartilhe:
24 julho, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *