Homenagem merecida


Em sessão solene, Izalci destaca relevância social do trabalho dos líderes comunitários

Em nome do PSDB, o deputado Izalci (DF) destacou o papel das lideranças comunitárias e o apoio e o reconhecimento do partido a esses cidadãos que representam anseios da sociedade e de movimentos sociais. Na tarde desta sexta-feira (27) a Câmara dos Deputados promoveu sessão solene em homenagem a esses líderes a pedido do deputado Vitor Paulo (PRB-RJ).

Em seu pronunciamento, o tucano exaltou a importância do trabalho dessas cidadãos, que se mobilizam e conquistam benefícios para a comunidade, fortalecendo a cidadania e consolidando a democracia.“Destacamos a dedicação dessas lideranças genuínas à frente sobretudo das comunidades carentes, que requerem constante atenção dos poder público”, afirmou.

Ainda de acordo com o parlamentar do PSDB, os líderes comunitários representam canais efetivos e representativos diante das demandas sociais. “Sobre eles recai a grande responsabilidade de buscar o consenso e a união, identificar e lutar pelas necessidades mais urgentes”, enumerou.

Segundo o deputado, por intermédio desse trabalho a sociedade tem obtido muitos ganhos em políticas públicas nos mais diversos setores, como educação, qualificação profissional, saúde, combate à violência e à discriminação.

“Essa missão se realiza, não raro, com muito sacrifício, sem contar ameaças e perseguições que resultam até mesmo em perda de vidas”, alertou Izalci, ao afirmar que o PSDB cobra a punição rigorosa a mandantes e autores de crimes contra os líderes.

No seu discurso, o deputado citou lideranças que acabaram assassinadas: a líder sindical Margarida Maria Alves, morta na frente de sua casa em 1983; Chico Mendes, seringueiro, sindicalista e ativista ambiental executado em 1988; Dorcelina de Oliveira Folador, ex-sem-terra e integrante do MST morta em 1999; além da missionária Dorothy Stang, que se dedicava à atividade pastoral na Amazônia e defendia o uso sustentável da terra. Ela foi morta em fevereiro de 2005. 

Como ressaltou o tucano, o Dia Nacional do Líder Comunitário é comemorado anualmente em 5 de maio a partir de lei de 2006. Em seu pronunciamento, o tucano agradeceu a presença de dirigentes de instituições como a Associação Nacional de Líderes Comunitários e da Associação Brasileira de Aposentados, Pensionistas e Idosos.

(Da redação/Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
27 junho, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *