Defesa do consumidor


Deputados buscam alternativas para reduzir preço das passagens aéreas

macrisDeputados das comissões de Fiscalização Financeira e Controle e de Viação e Transportes fizeram uma visita técnica aos centros de operação e controle das empresas aéreas Avianca, Azul, Gol e TAM. Entre os motivos da ida aos centros de operação está a verificação dos altos valores cobrados pelas viagens.

Integrante dos dois colegiados, o deputado Vanderlei Macris (SP) destacou que as companhias aéreas alegam que o custo do combustível é muito caro no Brasil. E este custo é repassado aos passageiros. Com a informação, os parlamentares se comprometeram a atuar para reduzir o valor do produto, o que, segundo especialistas, poderá diminuir o valor em até 20%.

Além do preço do combustível, os executivos também culparam o ICMS pelo elevado preço dos bilhetes. Segundo o presidente da Comissão de Fiscalização Financeira, Hugo Motta (PMDB-PB), estados que dão isenção desse tributo às empresas podem aumentar o número de voos e incrementar o turismo.

Quanto aos preços das passagens cobrados no período da Copa do Mundo de Futebol no Brasil, que aumentaram consideravelmente, Motta informou que as companhias aéreas alegaram diminuição no número de passageiros durante o torneio. A explicação é que as pessoas trabalharão menos no período dos jogos. De acordo com as companhias, o mercado corporativo corresponde entre 70% e 75% das passagens vendidas.

(Da assessoria do deputado Macris/Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
10 junho, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *