Bem-estar social


Policiais militares participaram de forma marcante da história da nação, diz Izalci

A pedido do deputado Izalci (DF), os policiais militares do Distrito Federal foram homenageados em sessão solene nesta segunda-feira (2). Para o tucano, esse é um reconhecimento da importância da corporação. Gabriela Korossy Câmara dos Deputados“Essa nobre instituição participou sempre de forma marcante e honrosa de todos os acontecimentos de relevância histórica da nação brasileira”.

A Polícia Militar tem a missão de promover o bem-estar social e a segurança por meio da prevenção e repressão imediata da violência e da criminalidade, baseando-se nos direitos humanos, na honestidade, na ética profissional e na participação da comunidade. São quase 15 mil homens e mulheres espalhados por todo o DF, divididos em 45 batalhões e um regimento, além de unidades médico-hospitalares, educacionais e administrativas.

A corporação mantém ainda programas de prevenção à violência doméstica, drogas e apoio a diversos grupos em situação de vulnerabilidade. “É um trabalho primoroso com ações que fazem diferença na vida de muita gente”, avaliou.

Segundo o parlamentar, a PM dá exemplo de competência, dedicação e compromisso de segurança com a população. “Tenho profunda admiração e respeito por esses homens e mulheres que colocam suas vidas em risco para nos proteger”.

Em seu discurso, Izalci falou sobre o plano de carreira dos policiais militares, dizendo que as reivindicações devem ser atendidas. Além de criticar a omissão do Estado em proporcionar ao cidadão saúde, bem-estar e trabalho. “Não podemos condenar os policiais militares, porque sabemos que o aumento da criminalidade extrapola o poder da polícia e está centrado, especialmente, nos problemas sociais, na falta de estrutura e no sistema carcerário precário”.

O primeiro sargento Amaro Cassiano Moreira Neto, do Batalhão da Polícia Militar Ambiental, foi escolhido para representar todos os policiais militares do DF. Ele recebeu um certificado e, segundo Izalci, é um exemplo de atenção à população. “Através dele queremos agradecer a todos vocês pela coragem, dedicação, compromisso e, sobretudo, o carinho com o qual nos vigiam e nos guardam”, concluiu o deputado.

Histórico
Na história, com a vinda da família real portuguesa, Dom João VI criou a Divisão Militar da Guarda Real, que depois tornou-se a Polícia Militar. Em 1965 essa instituição veio para a nova e recém-inaugurada capital federal. “Era composta por policiais militares remanejados do estado da Guanabara, oficiais da reserva do Exército e outros vindos de diversas instituições da segurança pública formando finalmente a PM-DF”, disse o tucano.

 (Reportagem: Paulo Simões/ Foto: Gabriela Korossy / Câmara dos Deputados)

Compartilhe:
2 junho, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *