Drama caribenho


Situação de haitianos no Brasil será tema de discussão na Comissão de Relações Exteriores

barbosa1Durante reunião da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) desta quarta-feira (7), o PSDB conseguiu a aprovação de dois requerimentos relacionados ao Haiti e ao ingresso de cidadãos da ilha caribenha no Brasil 

O primeiro, de autoria do presidente da comissão, deputado Eduardo Barbosa (MG) (foto), solicita a realização de audiência pública sobre os dez anos da Missão de Paz da ONU no país, que é liderada pelo Brasil, e para debater alternativas contra o tráfico de haitianos, o tratamento desumano oferecido a eles e meios de viabilizar economicamente o país.  “É dever do Brasil refletir sobre a sua participação na missão da ONU,  principalmente quando o êxodo de haitianos que cruzam as nossas fronteiras não para de aumentar”, explicou Barbosa em seu texto.

Proposto pelo deputado Duarte Nogueira (SP), o segundo requerimento convida o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, a prestar esclarecimentos na CREDN sobre a imigração de haitianos para o Brasil. Estima-se que mais de 20 mil imigrantes da ilha caribenha tenham entrado no país, principalmente pelo Acre, desde 2010, quando um terremoto devastou a capital Porto Príncipe, no Haiti.

O assunto ganhou debate nacional no início de abril, quando o governador do Acre, Tião Viana (PT), utilizou aviões fretados para levar os imigrantes haitianos até Rondônia e, de lá, os embarcou em ônibus para São Paulo.

Além de todo o sofrimento social e dos transtornos vividos pelos imigrantes para chegarem até o Brasil, o deputado Duarte Nogueira alertou para os indícios de que os haitianos não estariam recebendo o devido tratamento humanitário em virtude da falta de planejamento do processo de imigração e de apoio do governo federal.

Nogueira quer esclarecer as recentes declarações de Manoel Dias de que toda a estrutura montada no Acre para receber os imigrantes será transferida para as regiões Sudeste e Sul.

(Reportagem:Luciana Bezerra/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
7 maio, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *