Ilusão petista


Para Nogueira, governo petista tenta maquiar realidade ao alterar cálculo da inflação

O presidente do PSDB-SP, deputado Duarte Nogueira (SP), avalia que a intenção de técnicos da gestão Dilma de retirar os alimentos do cálculo da inflação é mais uma forma de maquiar os dados, de modo a torná-los melhores do que realmente são. “Já que o governo do PT não consegue controlar a inflação, agora quer mudar a forma de calculá-la”, reprovou o parlamentar da tribuna.

Conforme destacou, a notícia da pretensão do Planalto vem à tona um dia depois de os economistas do mercado estimarem, pela primeira vez, que a inflação deste ano vai estourar o teto de 6,5%. Mas como alerta o tucano, alterar a forma de calcular a inflação não irá reduzir o preço dos alimentos nas feiras e supermercados.

“O fato é que, de 2010 para cá, os alimentos subiram bem mais que a inflação. Só nos últimos dois anos, enquanto a inflação subiu perto de 14%, os alimentos subiram 23%”, comparou o tucano.

Na avaliação de Nogueira, o ímpeto de maquiar os números faz parte do caráter autoritário do PT, de controlar tudo. “Os governos petistas, de Lula e Dilma, sempre quiseram controlar o Congresso, cooptando partidos, regulando a imprensa, como forma de controlar a informação, controlar o Estado nacional, transformando os órgãos públicos em cabides de emprego, e o que agora querem é controlar as estatísticas”, condenou.

Órgãos de credibilidade, como o IBGE e IPEA, são os novos alvos do PT. “Tudo isso em nome de um objetivo maior, que é o de se perpetuar no poder e instalar plenamente a ditadura petista”, alertou.

No Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, o PT fez o que nem a ditadura militar conseguiu fazer, disse Nogueira: colocou para correr pesquisadores de peso, apenas porque pensavam e analisavam de forma divergente do governo. “O resultado dessas ações são erros grosseiros, como o que ocorreu na pesquisa que causou polêmica nacional: a de que 65% dos brasileiros concordavam que mulheres com roupas curtas merecem ser estupradas”, recordou.

No IBGE, o corpo técnico se rebelou em protesto contra a suspensão da PNAD contínua, que ocorreria em período eleitoral. “Mas, para não prejudicar o PT na campanha, o governo resolveu adiar a divulgação para janeiro de 2015, numa clara interferência política num órgão sério e de credibilidade”, disse em seu discurso.

Nogueira ressaltou a aprovação, pela Comissão de Relações Exteriores, de requerimento de audiência pública para avaliar as atribuições e atividades do escritório do Ipea na Venezuela.  Segundo denúncia da “Folha de S.Paulo”, as pesquisas lá desenvolvidas estão sendo contaminadas por um viés de cunho ideológico.

“É imperioso que este alerta seja feito à nação brasileira: não há nada mais importante na democracia do que a liberdade de imprensa e o funcionamento livre das estruturas de Estado. Se eles forem apropriados com base no interesse de um partido, certamente o resultado não vai ser bom para o povo brasileiro”, concluiu  o presidente do PSDB-SP.

(Reportagem: Marcos Côrtes/Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
23 abril, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *