Segurança no trânsito


Projeto prevê obrigação de veículos produzidos no Brasil serem submetidos a teste de colisão

Os veículos fabricados no Brasil poderão ser submetidos a testes de colisão realizados segundo normas internacionais. A providência consta de um projeto de lei (PL 6995/2013) apresentado pelos deputados do PSDB Paulo Abi-Ackel (MG), Bruno Araújo (PE), Antonio Imbassahy (BA) e Eduardo Azeredo (MG).

“O número de acidentes de trânsito com mortes per capta são muito superiores no Brasil do que na Europa e nos Estados Unidos. Em 2008, o trânsito brasileiro matou 2,4 vezes mais do que o Norte Americano e 3,7 vezes mais do que na Comunidade Europeia”, argumentam os autores, na justificativa da proposição.

Pelo texto, os resultados obtidos nos testes de colisão deverão ser divulgados em todas as propagandas, de modo que o consumidor seja informado sobre a performance dos veículos antes e no momento da compra.

A proposta determina ainda que todos os automóveis devam atingir no mínimo 4 estrelas. Os critérios de avaliação serão definidos pelo Latin NCAP e regulamentadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Outro dispositivo do PL prevê que as modificações sejam “progressivamente” incorporadas aos novos projetos de veículos. Os automóveis zero quilômetro de modelos ou projetos já existentes também terão de se adaptar.

De acordo com dados elencados na justificativa da matéria, a quantidade de óbitos decorrentes de acidente de trânsito no Brasil cresceu de 17,1 a cada 100 mil habitantes, no ano 2000, para 22,5, em 2010.

“O aperfeiçoamento técnico dos veículos é sempre lento, postergado por questões econômicas e culturais. Foi assim com os esforços laterais de aço e o cinto de segurança de três pontos, implantados e exigidos com a frota de forma gradual, e hoje, obrigatórios para todos os veículos”, completam os deputados tucanos.

Eles citam ainda a correlação entre os resultados das simulações de batidas e a probabilidade de ocorrência de lesões. “A adoção do teste de colisão na indústria nacional permitirá a visualização da qualidade do veículo quanto à segurança dos ocupantes e dos transeuntes”.

Números

– Em 2008, enquanto os Estados Unidos obtiveram uma taxa de 12,5 mortas a cada 100 mil habitantes constatou-se que  no o Brasil obteve uma taxa aproximada de 30,1, sendo que a frota de carros norte americana é o dobro da brasileira.

– No mesmo ano, o trânsito brasileiro matou 2,4 vezes mais do que o Norte Americano e 3,7 vezes mais do que na Comunidade Europeia.

– Enquanto no Brasil, a proporção de óbitos em acidentes de trânsito é de aproximadamente 20 ocorrências por 100 mil habitantes, em países como Áustria, Austrália, França e Bélgica este número está abaixo de 10 ocorrências por 100 mil habitantes. 

– O número de mortes em acidentes de trânsito no Brasil chegou a 43 mil em 2012 e os gastos do SUS com o tratamento das vítimas graves desses acidentes, só no estado de São Paulo ultrapassa os R$ 58 milhões por ano. Em Minas Gerais, foram R$ 31,5 milhões em 2012.

(Da Agência PSDB, com alterações)

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18 dezembro, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

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