Dinheiro parado


Otavio Leite cobra liberação de recursos para formação de atletas

10176530804_e647a08f03_bO deputado Otavio Leite (RJ) cobrou a liberação dos recursos públicos destinados à formação de atletas olímpicos nas contas da entidade responsável pelo repasse, a Confederação Brasileira de Clubes (CBC). Durante audiência na Comissão de Turismo e Desporto, o tucano afirmou que é lamentável a verba ter sido encaminhada durante três anos seguidos e ainda não ter atingido o objetivo de formar novos esportistas.  

“Temos que inaugurar algum dia a utilização dessas verbas. É lamentável! Já estamos em 2013, os recursos estão sendo repassados desde 2011 e até agora nenhum centavo foi para clube nenhum porque há um embaraço jurídico, e um embaraço também dentro do governo”, disse.

Play

O parlamentar, que foi um dos solicitantes do debate, ressaltou que faltam apenas dois anos para as Olímpiadas no Brasil e o país tem perdido a oportunidade de investir em seus atletas. Desde 2011, cerca de R$ 95 milhões foram destinados à CBC. Com os rendimentos da poupança, o montante atual é de mais de R$ 105 milhões. Mas nada foi aplicado.

O dinheiro é fruto da parcela de 0,5% da arrecadação das loterias da Caixa Econômica Federal que a Lei Pelé destina para os chamados “clubes formadores de atletas olímpicos”.

A situação vem alimentando uma discussão entre o governo federal e a CBC. O Ministério do Esporte diz que a entidade pode repassar os recursos entre os clubes desde o início dos recebimentos, em fevereiro de 2012. Já a CBC alega que o ministério ainda não definiu as regras para a liberação do dinheiro e que, se fizer isso sem segurança jurídica, terá problemas com o Tribunal de Contas da União. 

“Queremos não só debater esse tema, mas encontrar uma solução, pois estamos a apenas dois anos das Olimpíadas e não há um centavo aplicado para formar os atletas. Em qualquer país do mundo não entenderiam isso. Há burocracia, mas há limites para tudo”, destacou Otavio Leite.

O deputado Eduardo Azeredo (MG), que participou da audiência, destacou a importância dos clubes no incentivo a prática de esportes e formação de novos atletas no país. O tucano também defendeu a liberação dos recursos. “Não importa se há burocracia, tem que haver uma solução imediata”, disse.

Representantes de clubes, conselhos e federações, e da Caixa Econômica Federal participaram do debate. Todos ressaltaram a importância de fazer com que os recursos cheguem à destinação final e sirvam de apoio para a formação dos atletas que necessitam do apoio do Estado.

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
29 outubro, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *