Dia do Dentista


Izalci faz homenagem a dentistas em sessão solene na Câmara

No dia 25 de outubro, data em que se comemora o Dia do Dentista, o deputado Izalci (DF) promoveu sessão solene em homenagem a esses profissionais. O tucano disse que dentes saudáveis significam saúde, por isso a img201310251630325943223MEDcategoria deve ser prestigiada.

“A qualidade de nossos profissionais é reconhecida em todo planeta. Hoje estamos entre os três melhores do mundo, junto com os Estados Unidos e a Suécia. Já fomos considerados o país dos desdentados. Era muito comum encontrarmos diariamente nas ruas pessoas sem dentes ou com a saúde bucal em estado lastimável. Já ultrapassamos o nível dos piores, especialmente pela qualidade de bons profissionais no mercado”, destacou.

Durante a sessão, o tucano criticou a falha do governo federal no desenvolvimento de políticas públicas para cuidar dos dentes dos brasileiros mais pobres. “Não há no país nenhum programa efetivo de prevenção de saúde bucal para a população. Sabemos que a boca é a porta de entrada para a maioria das doenças e, apesar disso, o governo não trabalha nem investe nesta que poderia ser a grande redenção do país na luta contra quase todas as doenças fatais”, contestou.

O deputado citou dados da Associação Brasileira de Odontologia segundo os quais o país tem hoje mais de 160 mil dentistas, número que representa 11% dos profissionais em atividade no mundo. No Brasil existem mais de 20 milhões de pessoas sem dentes. O tucano disse ainda que 30% dos dentes dos brasileiros estão careados, totalizando um bilhão e meio de dentes estragados. Ele disse que 86% da população brasileira não tem acesso a tratamento odontológico.

(Reportagem: Artur Filho/ Foto: Luis Macedo / Câmara dos Deputados/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
25 outubro, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *