Caso Royal


Meio Ambiente fará audiência sobre maus-tratos a animais a pedido de Tripoli8264300669_4bb4f84d2d_b

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara aprovou nesta quarta-feira (23) requerimento do deputado Ricardo Tripoli (SP) para realização de audiência pública para debater as denúncias de maus-tratos a animais no Instituto Royal, situado no município de São Roque (SP). No último fim de semana, o laboratório da empresa foi invadido por defensores dos animais, que libertaram 178 cães da raça beagle, além de outras cobaias científicas.

O tucano é relator da comissão especial formada nesta semana para acompanhar e investigar o caso. Também coordenador da Fauna da Frente Parlamentar Ambientalista do Congresso Nacional, o deputado afirma que o tema precisa ser discutido dada a gravidade e amplitude que teve.

Os cães foram resgatados na madrugada do sábado da ala de maternidade e das dependências destinadas à pesquisa. De acordo com o Movimento de Proteção Animal, o Instituto é acusado de maltratar cães usados em pesquisas e testes de produtos cosméticos e farmacêuticos, além de utilizar, para tal igual finalidade, também coelhos e ratos.

Para a audiência Tripoli convida Marcelo Morales, Coordenador do Conselho Nacional de Controle da Experimentação Animal (Concea/ Ministério da Ciência e Tecnologia); Sílvia Ortiz, Diretora-Geral do Instituto Royal; Dirceu Brás Aparecido, Diretor-Presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa); Irvênia Prada, médica-veterinária, professora titular da Faculdade de  Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo; Sérgio Greif, Biólogo formado pela UNICAMP e mestre em Ciências da Nutrição pela mesma universidade; Stélio Pacca Luna, professor da Universidade Estadual de São Paulo – UNESP, campus de Botucatu e três funcionários do instituto.

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
23 outubro, 2013 Últimas notícias 1 Commentário »

Uma resposta para “Caso Royal”

  1. carmen leite disse:

    Prezado deputado Ricardo Trípoli.
    Hoje 24/10 por volta das21:30hs. a tv Brasil veiculou entrevista da dra. Silvana Gorniak da USP. Ela disse que o Concea exige uma fiscalização composta por um comitê de 5 pessoas qdo. há experimentos com animais.
    Destas 5 pessoas estão a Silvia Ortiz, um médico veterinário( que é do próprio instituto, claro), um reprentante da sociedade civil ( que não sabemos quem é) e um representante de uma ONG animal.
    Não consigo informações do Concea sobre estas exigências.
    Será que o sr. como deputado teria e poderia me repassar?
    Grata Carmen

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *