Eco na sociedade


Luiz Fernando destaca urgência no voto aberto e resultados de emendas para a região de Jundiaí

O deputado Luiz Fernando Machado (SP) criticou o uso do voto secreto como instrumento para acobertar reais desejos de parlamentares, como foi constatado na votação da Câmara que livrou Natan Donadon (sem partido-RO) da cassação na semana passada. Ele criticou aqueles que, no momento de condenar, recuam e não têm coragem de enfrentar a situação.

Em grande expediente nesta terça-feira (3),o tucano elogiou o presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves, por colocar em pauta a PEC 349/01, que acaba com o voto secreto. A proposta foi aprovada em primeiro turno em 2006, mas precisa passar por uma segunda votação  antes de ir para o Senado. “Há mais de sete anos ela dorme nos porões desta Casa. Agora deve caminhar para o Senado para que tenhamos a oportunidade de eliminar uma razão de grande constrangimento”, disse.

O parlamentar aproveitou a ocasião para esclarecer a população de Jundiaí (SP) e arredores sobre as ações promovidas por ele em benefício da região. “Tenho feito um trabalho que dignifica a população de São Paulo, o nosso partido e o Congresso”, explicou. Ao assumir o mandato, Luiz Fernando afirma ter encontrado respaldo nas esferas nacional e estadual para discutir os investimentos no aglomerado urbano de Jundiaí (que inclui os municípios de Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Jarinu, Louveira e Várzea Paulista).

“As cidades do nosso entorno vêm demandando emendas, especificamente em duas áreas: saúde e educação. Tenho colocado foco nessas áreas na destinação de emendas parlamentares”, frisou o deputado.

Emendas apresentadas no início do mandato já apresentam resultados. A destinação de recursos para a Apae de Várzea Paulista possibilitou a ampliação da sede do grupo. A verba encaminhada para a saúde também gera efeitos. “Os recursos encaminhados aos hospitais não servem só para construções, mas para a melhoria da estrutura e compra de equipamentos”, explicou.

Luiz Fernando destacou a inclusão de Jundiaí na lista da ONU como um dos 15 municípios brasileiros com melhor qualidade de vida. A cidade também é uma das melhores do país para investir. “Temos grande preocupação de que esse legado não seja perdido. Por muitas vezes percebemos o quanto a nossa cidade tem sofrido com algumas ações. Tenho a responsabilidade de fazer com que a administração foque nos investimentos”, observou.

Em 2012, o tucano destinou mais de R$ 1 milhão para a segurança pública da cidade, mas a prefeitura não tira o projeto do papel. O empenho desse valor foi feito no fim do ano passado, mas a gestão municipal ainda não providenciou a assinatura do convênio. “Quando fazemos confusão entre partido e governo, temos uma grande chance de cometer erros e injustiças. É isso que acontece hoje em Jundiaí”, lamentou.

Para evitar que políticos não cumpram as promessas feitas em campanha, Luiz Fernando apresentou a PEC a responsabilidade eleitoral. A comissão especial que debate a proposta tem reunião marcada para quarta-feira (4), quando deve ser apresentado o relatório final. “Nas eleições, percebo um plano de governo elaborado por marqueteiros sem a concepção da realidade dos municípios. O cidadão se empolga diante da bela promessa, mas passado o período eleitoral vem a realidade”, reprovou. O deputado cobrou a votação urgente da matéria.

(Foto: Laycer Tomaz / Câmara dos Deputados/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
3 setembro, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *