Agilidade no atendimento


CCJ aprova parecer favorável de Jutahy sobre adoção de número único para emergências

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou nesta semana o relatório do deputado Jutahy Junior (BA) ao projeto de lei de Antonio Carlos Mendes Thame (SP) que determina a adoção de número único para emergências e segurança pública. De acordo com a proposta, o número 190 poderá ser usado em qualquer parte do país para acionar a polícia, os bombeiros, o atendimento médico de urgência, a defesa civil, entre outros serviços.

Jutahy Junior acredita que a instituição do número único para emergências, substituindo os números existentes, é algo da maior valia para o cidadão brasileiro. Segundo o parlamentar, a medida simplifica e dá agilidade na comunicação do usuário. “Como é feito em outros países, a medida viria simplificar e dar respostas mais prestas e adequadas à demanda”, diz no relatório.

O relator retirou do projeto o dispositivo que obrigava as operadoras de telefonia a custear a operação dos serviços de emergência e também a regra de que o atendimento a emergências seja executado por uma única operadora.

O autor da proposta, Mendes Thame, diz que a adoção do número único vai proporcionar um atendimento mais eficaz à população. "Ao receber o chamado, o atendente saberá avaliar rapidamente a linha de ação mais apropriada a ser tomada", argumentou. O deputado afirmou que no mundo inteiro todo tipo de emergência tem um número só. "O projeto tem o objetivo de proteger o cidadão brasileiro nos momentos mais difíceis", disse.

(Reportagem: Artur Filho/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
30 agosto, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *