Assunto superado


Rejeição dos recursos de Delúbio pelo STF sepulta tentativa petista de atenuar penas de mensaleiros

Para desespero dos mensaleiros, o Supremo Tribunal Federal rejeitou, por unanimidade, o recurso apresentado pelo ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares para tentar reduzir a pena que recebeu no julgamento do mensalão no ano passado. A defesa do petista pediu uma punição mais branda: Delúbio foi condenado a 8 anos e 11 meses de prisão.

Na avaliação do deputado Domingos Sávio (MG), com o julgamento dos recursos de Delúbio, o STF sepulta de vez qualquer tentativa de José Dirceu, José Genoino e do próprio ex-secretário de finanças do PT de verem suas penas por corrupção ativa atenuadas. “O Supremo reafirma o que já havia sinalizado para o país no ano passado. A era de impunidade acabou, graças a Deus e graças à democracia brasileira, que dá autonomia para o Supremo para fazer um julgamento sem interferência política”, afirmou.

Play

“O julgamento foi estritamente dentro da lei e está punindo bandidos que roubaram dinheiro público, abusaram da confiança do povo, usaram o poder que foi delegado a eles de forma criminosa e eles têm que pagar por isso na cadeia, além das multas que foram aplicadas”, defendeu.

Segundo o líder da Minoria na Câmara, Nilson Leitão (MT), apesar de o assunto estar superado, os petistas se recusam a admitir a culpa no esquema de corrupção. “Esse é o grande jogo do PT: eles serão presos, mas vão continuar afirmando dentro da cadeia que são inocentes, que não sabem de nada, mas o país sabe a realidade”, destacou.

O deputado lamentou que o ex-presidente Lula não tenha sido punido pelo esquema de corrupção.  De acordo com Leitão, o petista é “o mais culpado de toda a gangue”.

Ao rejeitar o pedido de Delúbio, o Supremo rechaçou uma das teses do ex-ministro José Dirceu e de outros petistas, de que o julgamento levou a punições excessivamente rigorosas. “Não adianta o PT falar que José Genoino, José Dirceu e Delúbio Soares são coitadinhos. Eles são criminosos, condenados pelo STF”, declarou Sávio.

A sessão foi encerrada ontem durante a análise dos pedidos do principal operador do esquema, o empresário Marcos Valério Fernandes de Souza, e será retomada na próxima semana.

Até o momento o STF rejeitou o recurso de 13 dos 25 condenados pelo mensalão. Entre os réus que já tiveram seus recursos rejeitados estão o delator do esquema, ex-deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ), e o deputado Valdemar da Costa Neto (PR-SP).

(Reportagem: Alessandra Galvão/ Foto: Valter Campanato/ABr/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
23 agosto, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *