Segurança


Deputados pedem audiência para discutir prevenção à violência e reinserção social

 

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado aprovou requerimento do deputado Otavio Leite (RJ) e do líder do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio (SP), que pede a realização de audiência pública para discutir políticas de segurança na perspectiva de prevenção e reinserção social. Os parlamentares ressaltam que a violência tem sido fator causador de exclusão social e, por essa razão, o tema precisa ser debatido.

“Sabemos que a violência crônica, como a que muitas vezes testemunhamos, é capaz de destruir o tecido social de uma comunidade, de uma cidade ou até mesmo de uma nação. Por outro lado, esse caráter perverso se manifesta não apenas nos atos individuais de violência, todos os dias retratados pela imprensa, mas também em níveis institucionais, de forma sistêmica”, diz o requerimento.

Segundo os deputados, o resultado dessa violência crônica é um círculo vicioso, em que a violência é, a um só tempo, causa e efeito da exclusão social das pessoas, sejam essas tomadas individualmente ou como grupos especialmente vulneráveis, como mulheres e crianças.

Serão convidados para a discussão o coordenador do Centro de Estudos em Criminalidade e Segurança Pública da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Cláudio Beato; o fundador e coordenador da organização não governamental “Grupo Cultural AfroReggae”, José Júnior (foto); e o coordenador do Laboratório de Análise da Violência da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Ignácio Cano.

(Reportagem: Djan Moreno)

 

Compartilhe:
14 agosto, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *