Meio ambiente


Desmatamento mostra falta de políticas de desenvolvimento para a Amazônia, critica Marcio Bittar

O deputado Marcio Bittar (AC) afirmou que o aumento do desmatamento na Amazônia é resultado da ausência de políticas consistentes do governo federal para a economia da região.
 
Reportagem publicada pelo jornal "Folha de S. Paulo" nesta quinta-feira (18) mostra que a destruição da floresta evoluiu 103% entre agosto de 2012 e junho de 2013 na comparação com o mesmo período do ano anterior.
 
Segundo o tucano, as gestões petistas não souberam dar prosseguimento a projetos implantados pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso que combinavam a preservação da floresta e o desenvolvimento econômico.
 
“O governo do PSDB trouxe controle para a região amazônica, o que foi muito útil. Afinal, até então os proprietários de terras não seguiam nenhuma regra e desmatavam à vontade seus terrenos. Sob o governo de FHC, o Brasil deu um primeiro passo muito importante. Quando era o momento de darmos o segundo e prover ações que gerariam empregos e oportunidade, o PT falhou”, disse o deputado.
 
Bittar explica que a ausência de alternativas faz com que a derrubada de árvores – e o aproveitamento da terra para diversas finalidades – acaba se tornando o único caminho para muitos moradores da região.
 
O aumento de 103% no desmatamento foi identificado pela ONG Imazon. Outro levantamento, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), do governo federal, constatou uma devastação de 465 quilômetros quadrados na Amazônia em maio – número 370% maior do que o registrado no mesmo mês do ano anterior.
 
“A Amazônia é uma região rica e que pode trazer muita riqueza para todos os brasileiros. Mas não há como acreditarmos que esse governo perdido do PT seja capaz de promover isso”, concluiu Bittar.
 
(Da Agência PSDB/ Foto: divulgação – Imazon)
Compartilhe:
18 julho, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *