Conflitos


Reunião com ministro da Justiça sobre demarcação de terras indígenas é adiada para amanhã

A reunião prevista para esta terça-feira (4) com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, sobre a demarcação de terras indígenas na Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e Amazônia foi adiada para amanhã. O encontro foi aberto, mas o ministro recebeu um chamado do Palácio do Planalto e a sessão foi encerrada. O horário ainda não foi confirmado.

O líder da Minoria na Câmara e presidente da Subcomissão das Demarcações, deputado Nilson Leitão (MT), chegou a expor seu ponto de vista. O tucano fez um apelo ao ministro para que o governo suspenda as demarcações e faça valer a legislação para que os conflitos entre índios e fazendeiros acabem.

“O governo deve suspender tudo e fazer valer a Constituição. O que foi demarcado até 1993, foi demarcado. De lá para cá qualquer sugestão precisa ter amplo debate de forma que não haja apenas o governo participando disso, mas também a sociedade. As pessoas estão numa insegurança fora do comum. Esse discurso não pode ser mais de oposição ou situação”, afirmou.

Segundo Leitão, o próprio governo agrava a situação ao transportar os índios em aviões das Forças Armadas para participar de manifestações na capital federal. “Também a Funai continua patrocinando as passagens aéreas para que os índios venham para Brasília. Agora foi anunciada uma manifestação desses índios em Brasília bancada com recursos federais”, ressaltou.

(Reportagem: Artur Filho/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
4 junho, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *