13 fracassos


Intolerância partidária e viés autoritário do PT empobrecem democracia, dizem deputados

O estímulo à intolerância, a tentativa de calar a mídia e as dificuldades para conviver com as críticas são alguns dos fracassos do PT nos últimos anos. Na comemoração dos 10 anos de governo do partido, o senador Aécio Neves (MG) destacou os 13 principais problemas dessa gestão. Para o líder da Minoria na Câmara, Nilson Leitão (MT), e o 1º Secretário da Casa, Márcio Bittar (AC), o comportamento autoritário do PT é inspirado no stalinismo e no chavismo.

De acordo com Leitão, esse viés autoritário empobrece a democracia. “O PT é de um egocentrismo acima da média. É um partido que discutiu a democracia e combateu a ditadura, mas quando chegou no poder se achou insuperável. Isso é um autoritarismo que acaba fazendo a população padecer”, afirmou.

Play

A atitude do PT de tentar dizimar os opositores acontece, segundo Bittar, porque muitos integrantes “trazem consigo esse ranço autoritário”. “Querem dominar, inclusive, arrebentando com alguns conceitos e basilares na democracia, como a liberdade de imprensa”, ressaltou.

Para Bittar, Aécio Neves colocou o dedo na ferida ao apontar a intolerância partidária como um dos 13 fracassos dos governos petista. “Não é possível um partido que confunda Estado com governo, que se ache dono da máquina pública. Na democracia, o contraditório e a tolerância são duas peças indissolúveis, fundamentais. Para o governo do PT, o contraditório é um inimigo a ser eliminado”, observou.

Ele classificou como absurda a prepotência do PT nos protestos contra a blogueira cubana Yoani Sánchez durante visita ao Brasil, na semana passada.

(Reportagem: Artur Filho/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
28 fevereiro, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *