Vitória política


Deputados debatem resultado das eleições e redistribuição de royalties do petróleo

A bancada do PSDB na Câmara se reuniu nesta terça-feira (30) para avaliar o resultado das eleições e discutir o projeto de lei que trata da redistribuição dos royalties do petróleo. O líder tucano na Casa, Bruno Araújo (PE), destacou o desempenho do partido no pleito. A sigla elegeu 702 prefeitos e 5.252 vereadores.

“Quero cumprimentar os deputados federais que foram candidatos. Todos foram vitoriosos. Uns com vitória eleitoral, mas todos com vitória política, pois marcamos uma posição relevante”, afirmou durante o encontro. “Nosso registro de agradecimento por saber o que significa enfrentar uma batalha tão árdua como essa”, completou.

Araújo ressaltou as vitórias de tucanos e aliados no Nordeste, reduto eleitoral do PT. “É importante registrar que o conjunto de partidos da oposição passa a assumir uma posição política muito relevante na região Nordeste”, disse.

Play
baixe aqui

Resultado das urnas provocará mudanças na bancada do PSDB na Câmara

O líder tucano lembrou ainda o processo de renovação da legenda. “As candidaturas novas tiveram um desempenho muito importante. Eu citaria o exemplo de Rui Palmeira (AL), que se elegeu no primeiro turno em Maceió e de Romero Rodrigues (PB), que se candidatou pela primeira vez em Campina Grande”, declarou.

Além de Rui Palmeira e Romero Rodrigues, Alberto Mourão (SP), Carlaile Pedrosa (MG) e Zenaldo Coutinho (PA) também comandarão prefeituras a partir de janeiro.

Na reunião, os deputados debateram ainda a proposta de redistribuição dos royalties do petróleo do pré-sal. Os parlamentares ouviram uma explicação técnica das diferenças entre os projetos de lei que tramitam na Câmara e no Senado. De acordo com Araújo, o partido irá apoiar o substitutivo da Câmara, de autoria do deputado Carlos Zarattini (PT-SP). “Ou se vota esse relatório, a Casa dá o seu próprio modelo e esse projeto retorna para uma última análise no Senado, ou a Câmara derrota a proposta e mantém o texto original do Senado. O PSDB vai votar pelas mudanças construídas dentro da Casa”, ponderou após a reunião de líderes.

A expectativa do líder é que a matéria seja analisada nesta quarta-feira (31).  “Espero que não haja por parte do governo nenhuma manobra que inviabilize a votação dos royalties. É impossível deixar de criar uma nova fórmula para distribuir essas riquezas para os demais estados e municípios do Brasil, vamos votar os royalties”, avaliou. Há divergência em relação ao texto. Enquanto os estados produtores de petróleo querem que os benefícios sejam pagos somente a eles, as demais unidades da federação defendem a divisão dos recursos entre todos.

(Reportagem: Alessandra Galvão e Gustavo Fernandes/ Foto: / Áudio: Elyvio Blower/ Vídeo: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
30 outubro, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *