Sistema falho


PSDB quer convocar ministro de Minas e Energia para explicar sucessivos apagões 

O líder do PSDB na Câmara, Bruno Araújo (PE), informou que o partido entrará nesta semana com requerimentos solicitando a convocação do ministro de Minas e Energia e convidando representantes do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para dar explicações sobre investimentos e medidas para evitar os apagões. Os requerimentos serão apresentados nas comissões de Fiscalização Financeira e Controle, de Minas e Energia e de Defesa do Consumidor. Além disso, o partido pedirá, no Tribunal de Contas da União (TCU), auditoria operacional do sistema elétrico do país.

Em entrevista à rádio “CBN”, o tucano afirmou ser fundamental que o governo esclareça as recorrentes falhas no setor. Segundo o tucano, os requerimentos devem ser analisados para que o governo dê explicações sobre a confiabilidade do sistema. O parlamentar afirmou que o assunto precisa ser discutido o mais rápido possível. “Para que nós possamos ter esses pedidos pautados já na quarta-feira, pela urgência da matéria, do assunto e da necessidade de uma explicação convincente ao país”, ressaltou. Interinamente a pasta de Minas e Energia está sendo tocada por Márcio Zimmermann.

Play
baixe aqui

Já o deputado Walter Feldman (SP) acredita que o Planalto precisa resolver o problema e parar de culpar gestões anteriores. De acordo com ele, a cobrança do PSDB mostra que a oposição exige a verdade sobre as falhas no setor elétrico. “O governo não tem tido condição de enfrentar a crise e os repetidos apagões. O governo tem a obrigação de reconhecer essa dificuldade de gerenciar o sistema, particularmente em momentos de crise, e admitir o fato de que essa inoperância tem dificultado o desenvolvimento e a economia”, finalizou.

Nas últimas semanas aconteceram quatro apagões em diversas regiões do país. O Brasil sofreu 65 cortes de fornecimento de energia somente em 2012. Na madrugada da última sexta-feira, 50 milhões de pessoas em nove estados do Nordeste e de partes do Norte (Tocantins e Pará) ficaram sem luz. De acordo com o jornal “O Globo”, o Operador Nacional do Sistema Elétrico deve concluir em até 15 dias o relatório sobre o ocorrido. O documento será entregue à Aneel, que deverá definir a sanção aos responsáveis pelo blecaute.

(Reportagem: Artur Filho/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
29 outubro, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *