Decisão em 28/10


Parlamentares disputam 2º turno em Belém, Ribeirão Preto, Campina Grande e Jundiaí

Em quatro cidades com mais de 200 mil eleitores deputados federais do PSDB vão disputar o segundo turno, marcado para 28 de outubro: Zenaldo Coutinho em Belém; Duarte Nogueira em Ribeirão Preto; Romero Rodrigues em Campina Grande e Luiz Fernando Machado em Jundiaí (SP).

Na capital do Pará, Zenaldo conquistou 237,2 mil votos, o equivalente a 30,67%. A disputa foi acirrada com Edmilson Rodrigues (PSOL), que ficou com 32,58%. Atuante na vida pública há três décadas, ele já foi vereador em Belém, deputado estadual e exerce o quarto mandato como deputado federal. Neste mandato, se licenciou para atuar como chefe da Casa Civil do governo tucano no Pará. No ano passado, comandou a Secretaria Especial de Proteção e Desenvolvimento Social também a convite do governador Simão Jatene.

Na cidade paraibana, também houve acentuado embate. Romero obteve 44,94% dos votos válidos, ficando em 1º lugar, enquanto sua adversária Tatiana (PMDB) alcançou 30% dos votos. Engenheiro agrônomo com pós-graduação em Irrigação, atuou na Secretaria de Agricultura da Prefeitura de Campina Grande. Também foi secretário de Interiorização e chefe da Casa Civil do governo de Cássio Cunha Lima (PSDB). O tucano iniciou a carreira política no início dos anos 90. Foi eleito vereador em 1992 pela primeira vez e já presidiu a Câmara Municipal da cidade onde agora disputa a prefeitura. No Congresso, é um dos que mais apresenta projetos de lei.

Líder da bancada tucana em 2011, Nogueira alcançou 30,38% dos votos válidos, ficando em segundo lugar. Ele disputa contra a atual prefeita da cidade, Dárcy Vera (PSD), que tenta a reeleição. Nessa reta final da campanha, terá o mesmo tempo na televisão do que sua concorrente, o que não havia ocorrido até então. Engenheiro agrônomo, o deputado ingressou na política ainda jovem, seguindo os passos do pai, que foi prefeito de Ribeirão por duas vezes. Atualmente no segundo mandato como deputado federal, foi deputado estadual em três legislaturas. Também ocupou os cargos de secretário de Habitação e de Agricultura e Abastecimento em São Paulo.

Em Jundiaí, Luiz Fernando Machado atingiu 42,95% dos votos válidos. O advogado de 34 anos cumpre seu primeiro mandato como deputado federal. O tucano já foi vereador, presidente da Câmara e vice-prefeito nesse município. Agora disputa, pela primeira vez, o cargo mais alto do Executivo local.

(Reportagem: Gustavo Fernandes/ Fotos: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
8 outubro, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *