Nota à imprensa


Líder condena apoio da diplomacia brasileira ao ingresso açodado da Venezuela no Mercosul

“Ao patrocinar o ingresso açodado da Venezuela no Mercosul, a diplomacia brasileira demonstra que está sendo conduzida de forma partidária e pouco democrática”. É o que diz trecho de nota à imprensa assinada pelo deputado Antonio Carlos Mendes Thame (SP), líder da Minoria na Câmara. A entrada da nação comandada por Hugo Chávez foi selada nessa terça-feira (31) em evento no Palácio do Planalto. Confira a íntegra:

“Em virtude dos acontecimentos que resultaram na assinatura do acordo que permitiu a formalização da adesão da Venezuela ao Mercosul, a liderança da Minoria na Câmara dos Deputados vem a público manifestar sua total discordância com a forma como o governo brasileiro conduziu o episódio, por entender que interesses ideológicos se sobrepuseram aos da Nação.

A diplomacia brasileira, que tradicionalmente se notabilizou por guiar suas decisões por critérios apartidários, equilibrados, criteriosos e voltados para valores universais, passou a ter uma visão estreita de condução das questões entre as Nações ao privilegiar questões políticas nas relações internacionais.

Aproveitar-se da suspensão temporária do Paraguai no Mercosul para promover a entrada da Venezuela, demonstra uma imensa contradição da atual política externa brasileira. O afastamento do Paraguai do Mercosul teve como sustentação a chamada cláusula democrática, por considerar que o impeachment do presidente Fernando Lugo foi um “golpe”. Já a aprovação do ingresso da Venezuela na organização, no entanto, não levou em conta a mesma cláusula democrática. Foi rigorosamente esquecido que o governo de Hugo Chaves é modelo de violação das regras democráticas na América do Sul.

Ao patrocinar o ingresso açodado da Venezuela no Mercosul, a diplomacia brasileira demonstra que está sendo conduzida de forma partidária e pouco democrática, o que se constitui em favor de desagregação e insegurança, fazendo com que o país saia menor em episódio como este.

Deputado Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP), líder da Minoria na Câmara Federal.”

(Da assessoria da Liderança da Minoria/Foto: Wilson Dias – ABr)

Leia também:

Entrada da Venezuela no Mercosul é o golpe final em bloco econômico que caminha para irrelevância

Compartilhe:
1 agosto, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *