Abuso de poder


Para PSDB, campanha de 2010 no Acre foi um desrespeito à democracia

As possíveis ocorrências de abuso de poder econômico e político no Acre durante a campanha eleitoral de 2010 configuraram um desrespeito à democracia e à legitimidade da disputa, avaliam dirigentes do PSDB. Para o presidente do partido, deputado Sérgio Guerra (PE), “o poder público subverteu a vontade das urnas. A vitória de Tião Viana [governador eleito na ocasião] não foi real. A população do Acre vota no PSDB e dá demonstrações disso em todas as eleições, como fez ao votar no Bocalom”, declarou. Na ocasião, o candidato do PSDB, Tião Bocalom, perdeu a eleição por menos de 5 mil votos.

O secretário-geral do PSDB, deputado federal Rodrigo de Castro (MG), acrescenta que a desproporção nas eleições do estado em 2010 se mostrou desde o início da corrida eleitoral. “De um lado, tínhamos a campanha do Bocalom, limpa e caracterizada pela apresentação de propostas. De outro, uma candidatura turbinada pelas máquinas partidária e governamental. É claro que isso gerou um desequilíbrio. Ainda assim, foi uma eleição muito apertada. Por isso que precisamos olhar essa questão com a maior atenção possível. Afinal, o que houve lá foi um desrespeito à democracia”, disse.

O governador Tião Viana e o senador Jorge Viana, ambos filiados ao PT e eleitos em 2010, são acusados de se beneficiarem da estrutura governamental – tanto estadual quanto federal – durante a disputa. A cassação foi solicitada ao Ministério Público Eleitoral (MPE). O documento, apresentado pela vice-procuradora Sandra Cureau no último dia 19, relata a interferência do PT na linha editorial de veículos de comunicação de expressão no estado. O candidato tucano ao governo, Tião Bocalom, derrotado por Viana por uma margem inferior a 5 mil votos, destaca que até helicópteros do governo federal foram utilizados para a campanha do petista.

Bocalom é candidato, neste ano de 2012, à prefeitura da capital acreana, Rio Branco. A cidade pode ter, nestas eleições, a realização de segundo turno pela primeira vez em sua história.

(Da assessoria do PSDB/ Foto: George Gianni)

Compartilhe:
24 julho, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *