Atraso em obra


Telma Pinheiro pede explicações da Petrobras sobre adiamento de conclusão de refinaria no Maranhão

A deputada Telma Pinheiro (MA) apresentou nessa quarta-feira (11) requerimentos que pedem explicações sobre os critérios que nortearam o Plano de Negócios da Petrobras 2012-2016, mais especificamente aqueles que levaram a empresa a não priorizar as Refinarias Premium I, no Maranhão, e Premium II, no Ceará.

Em recente visita às obras da Refinaria de Bacabeira, a presidente da petrolífera, Graças Foster, anunciou uma dilatação do prazo de conclusão e início de funcionamento. A previsão, agora, é 2018, o que adia a esperada auto-suficiência no abastecimento de gasolina do país.

Play
baixe aqui

“Acredito que a Refinaria do Maranhão conseguirá ser a maior da América Latina. No entanto, fomos surpreendidos com a mudança de investimentos e prazos, e essa reclassificação precisa ser explicada aos estudantes, aos trabalhadores, aos empresários, a quem, direta ou indiretamente, fez investimentos financeiros, materiais e humanos nessa empreitada”, pontuou a tucana.

Os requerimentos com os convites aos ministros de Minas e Energia, Edison Lobão; da Fazenda, Guido Mantega; e à presidente da Petrobras para que prestem esclarecimentos sobre o assunto foram entregues às comissões de Minas e Energia e a de Fiscalização Financeira e Controle. A votação ocorrerá  no retorno do recesso parlamentar, em agosto.

A Refinaria Premium I do Maranhão será a sexta do mundo e estará apta a, em um primeiro momento, processar o óleo pesado nacional. O objetivo é a produção de derivados premium com especificação internacional para possibilitar sua exportação ao mercado europeu (50% dos derivados produzidos), pelo Porto de Itaqui, bem como abastecer o mercado brasileiro. As obras foram iniciadas em 2009. Inicialmente a primeira etapa tinha previsão de ser inaugurada em 2016.

(da assessoria da deputada, com alterações/ Foto: Alexssandro Loyola/Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
12 julho, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *