Bloco ideológico


Imprensa internacional destaca críticas de líder tucano à suspensão do Paraguai do Mercosul

Veículos internacionais deram destaque às críticas do líder do PSDB na Câmara, Bruno Araújo (PE), à adesão da Venezuela ao Mercosul após a suspensão do Paraguai. Como ressaltou o jornal paraguaio “ABC Color”, o tucano acredita que o bloco se transformou em algo meramente ideológico, sem resultados econômicos para os países membros ou seus cidadãos.

A matéria apresenta Araújo como “o líder do maior partido de oposição brasileiro” e acrescenta que ele classificou como gravíssimas as declarações do ministro uruguaio Luis Almagro. Ele manifestou não estar de acordo com a decisão de suspender o Uruguai, incentivada pela presidente Dilma. Para o deputado, a inclusão forçada da Venezuela é um agrado ao presidente Hugo Chávez às vésperas da campanha eleitoral local.

A agência de notícias uruguaia “MercoPress” destaca que, segundo o líder, o governo brasileiro jogou fora a tradição da diplomacia do país. De acordo com o texto, Araújo “disse que a oposição do Uruguai à decisão ficou evidente quando Almagro deixou a sala quando a declaração final foi lida”.

A agência cita ainda o presidente nacional do PSDB, deputado Sérgio Guerra (PE), que criticou a decisão do Mercosul de incorporar o país vizinho. Para ele, o partido está preocupado com a reação do governo, pois não houve ruptura da lei paraguaia. Ele enfatizou os princípios de autodeterminação e não intervenção.

(Da Redação/ Foto: Reprodução)

Leia também:

Para Bruno Araújo, Mercosul foi transformado em bloco “meramente ideológico”

Entrada da Venezuela no Mercosul em momento frágil é “oportunismo”, critica Mendes Thame

Compartilhe:
3 julho, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *