Promessa falsa


Governo vira as costas para a saúde ao adiar votação de 30 horas para enfermeiros

Apesar de propagandear a saúde como prioridade, o governo Dilma nada tem feito para melhorar o setor. Nesta semana, a base governista na Câmara impediu a votação do projeto de lei (PL 2295/00) que reduz para 30 horas semanais a jornada dos enfermeiros. Para os deputados Raimundo Gomes de Matos (CE) e César Colnago (ES), a gestão petista enganou a população com promessas falsas.

Em carta encaminhada aos participantes de um congresso de enfermagem em 2010 (veja a íntegra aqui), a então candidata Dilma prometeu que apoiaria a proposta. No entanto, o que se viu foi exatamente o oposto. O projeto não foi apreciado, apesar de a oposição ter defendido a votação. De acordo com a coluna “Painel”, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, signatário daquela carta, agiu para barrar a aprovação da matéria.

“A redução da jornada de trabalho para 30 horas semanais é uma reivindicação justa e necessária, porque contribui para a melhoria da qualidade do serviço à população”, diz trecho da carta. O documento também cita outras promessas da saúde que não saíram do papel, como a construção de 500 Upas.

Play
baixe aqui

“Mais uma vez, o Partido dos Trabalhadores vira as costas para aqueles que confiaram o seu voto e acharam que a legenda seria capaz de cumprir com seus compromissos. Mas  o que vemos é um partido negando tudo o que tinha afirmado”, ressaltou Gomes de Matos nesta sexta-feira (29). Conforme lembrou, o texto tramita há dez anos na Casa. “O trabalho dos enfermeiros é muito estressante. E na hora de reconhecer e fazer justiça social, o PT vira as costas e esvazia o plenário para não votar uma matéria tão importante”, lamentou.

Na opinião de Colnago, a atitude do governo mostra a incoerência e o discurso falso de quem colocou a saúde como prioridade na campanha eleitoral. “Essa é uma luta da categoria de anos e anos. Mostra total descompromisso da gestão petista com a saúde e a enfermagem, que têm um papel fundamental na qualidade do atendimento nos hospitais públicos e privados. Foi uma pena. Mas a luta continuará e o PSDB seguirá apoiando”, concluiu.

Em coro de “30 horas já!”, auxiliares, técnicos de enfermagem e enfermeiros estiveram presentes em plenário na última quarta-feira (27). Para a técnica de enfermagem Maria Benedita, do DF, “o que aconteceu foi um golpe em todos nós. Ficaram adiando a votação do projeto anterior, sobre irrigação, para parecer que não daria tempo de votar as 30 horas. Os deputados queriam, mas o governo quis adiar para negociar.”

A frase:

“É preciso que as pessoas fiquem atentas com as promessas de integrantes do PT que querem, mais uma vez, conseguir votos só no grito. Não pode ser assim, tem que cumprir aquilo que foi assumido como compromisso durante a campanha.”

Deputado Raimundo Gomes de Matos (CE)

(Reportagem: Letícia Bogéa/ Fotos: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
29 junho, 2012 Últimas notícias 1 Commentário »

Uma resposta para “Promessa falsa”

  1. maria gerlane disse:

    ATENÇAO
    A PRESIDENTA DILMA, O SEU MINISTRO PADIMLHA, E OS DEPUTADOS DO PT DERAM UM BANHO DE ÁGUA FRIA NOS TRABALHAFORES DA SAÚDE, MENTIRAM DESDE O PRINCÍPIO,A ENFERMAGEM ATUA NAS EMERGENCIAS, NOS, HOSPITAIS, MOS PSFS, NAS AMBULANCIAS,ETC, COM CARGA HORARIA DESUMANA, EM CONDIÇOES DE TRABALHO SUBMANAS, SEM CAPACITAÇAO, SEM PISO SALARIAL, SEM NENHUM BENEFICIO….
    ESSES INDIVIDUOS DIZEM QUE O ONUS E DA ENFERMAGEM, HÁ DOZE, TREZE ANOS QUE TEM-SE ESSE PROJETO NA CAMARA E ESSES SANGUESSUGAS DO PT, NOS FAZAENDO DE PALHAÇOs, DESPREZANDO, HUMILHANDO A CATEGORIA QUE REALMENTE TRABALHA.
    QUE É ISSO PRESIDENTA SUA PALAVRA NÃO VALE NADA, EU TINHA VERGONHA DE SER MULHER E PRESIDENTA COM ESSAS ATITUDES…………….
    A HORA AGORA É DE PARALIZAR O SERVIÇO PÚBLICO, CHEGA DE ESPERAR PELO PARTIDO DO PATRAO E SEUS SANGUESSUGAS…..
    30 horas e piso salarial já……………

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *