A maioridade do Real, por Sérgio Guerra


No próximo dia 1º de julho, os brasileiros têm muito a comemorar, especialmente as gerações mais velhas, que certamente ainda trazem vivas na memória as lembranças de um período da história do país que nós convivíamos com a hiperinflação, quando o desequilíbrio dos preços consumia em poucos dias a renda dos assalariados.

Os mais jovens foram poupados dessa dura experiência que atingia de forma ainda mais implacável as camadas menos favorecidas da sociedade. Isso só foi possível a partir da implantação do Plano Real, há 18 anos, pelo então ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso.

O bem sucedido plano de estabilização da economia brasileira mudou a realidade do Brasil ao conseguir debelar a inflação crônica que atingia o país, devolvendo aos brasileiros a possibilidade de voltar a fazer planos para o futuro.

Com a inflação sob controle, as empresas nacionais passaram a ter um domínio maior sobre seus orçamentos, permitindo organizar seus investimentos futuros e, assim, gerar mais empregos. O Real assegurou ainda uma mudança imediata no planejamento e controle das finanças públicas.

A implantação do Real garantiu, pelos cálculos do Ipea, a saída quase que imediata de pelo menos 13 milhões de brasileiros da linha da mais absoluta pobreza. Esse dado nos permite concluir que este foi o maior plano de distribuição de renda já implementado no país até hoje.

Dois anos depois, o IBGE registrou que o número de brasileiros na classe B havia subido de 17% para 22% e da classe C de 32% para 39%, enquanto as classes D e E encolheram significativamente. Além disso, o crédito ao consumidor subiu mais de 300% nesse período.

A estabilidade mudou, inclusive, o perfil dos consumidores no país. Nos primeiros cinco anos de Real, o brasileiro passou a consumir, na média anual, 8,3% a mais de frango, 10,4% a mais de leite e 1,5% a mais de carne bovina. No quesito de bens duráveis, o número de domicílios com máquinas de lavar passou de 26,7% em 1995 para 32,8% em 1999.

Ao longo dos últimos nove anos, o PT tentou se apoderar de várias destas conquistas garantidas pelo Plano Real e pelo governo de Fernando Henrique Cardoso, que acabou sendo eleito presidente da República após a estabilização da economia brasileira. Mas nada que tire o brilho da nossa conquista, que até hoje rende bons frutos para os brasileiros.

(Artigo publicado na newsletter eletrônica do PSDB/Foto: Paula Sholl)

Compartilhe:
28 junho, 2012 Artigosblog Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *